Deus | Homília de 4 e 5 de Março 2017


As homilias são consideradas como de domingo, mas para quem vai à missa ao sábado, é a mesma. E eu vou ao sábado por causa do Grupo de Jovens e Eucaristia da Catequese. E como disse, aos sábados vou trazer-vos a Homilia para esse fim de semana e a minha reflexão. Um exercício que aprendemos a fazer no Grupo de Jovens e acho que poderei trazer para o blog.
Evangelho Mateus 4: 1-11

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Demónio. Jejuou por quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-Lhe: "Se és filho de Deus diz a estas pedras que se transformem em pães". Jesus respondeu-Lhe: "Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que saí da boca de Deus". Então o Demónio condiziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: "Se és filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: 'Deus mandará aos seus Anjos que Te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra'". Respondeu-lhe Jesus: " Também está escrito: Não tentarás o Senhor Teu Deus". De novo o Demónio O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-Lhe: "Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares". Respondeu-Lhe Jesus: "Vai-te, Santanás,  porque está escrito: Adorarás O Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto". Então o Demónio deixou-O e logo os Anjos se aproximaram e serviram Jesus.

Reflexão:

É o exemplo mais claro da fé em Deus, por Jesus Cristo, mas que todos nós devemos seguir o exemplo. Uma fé forte é aquela que resiste a qualquer tentação da carne, que muitas vezes nos parece o caminho mais fácil. A palavra de Deus garante que, uma vida que ignora os projetos do Pai e apostada em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido, é o que nos mostra a Igreja Cristã, e toda a tentação de ignorar Deus é um ato Diabólico que deve ser rejeitado e que a fé tem de ser grande e forte para poder dizer não a todas as tentações carnais.

Esta homilia mostra três parábolas em que Jesus foi tentado pelo material, pelo desafio a Deus e pelo poder de ser o rei do mundo. Podem dizer que Jesus é Deus e que por isso era fácil para Ele resistir. Sim, Jesus é elemento da Santíssima Trindade, mas Ele veio ao mundo como humano, assim como qualquer um de nós e, seria fácil Ele ceder à tentação. Mas a fé e a vontade em obedecer ao Pai, vivendo pelo Espírito foram maiores e torna-se um exemplo para todos nós. Lembrando que o Demónio era um Anjo de Deus e que se tornou assim porque não soube resistir à tentação da inveja de Deus.

Daniela Silva

8 comentários:

  1. Como sabes não sou religiosa querida, mas gostei imenso de ler a tua reflexão :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou religiosa querida, sou espiritual :) beijinhos

      Eliminar
  2. confesso que é uma temática que não tenho interesse, mas gostei muito de ler as tuas palavras!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Quando somos fortes de espírito e acreditamos realmente, por maiores que sejam as tentações, conseguimos resistir!

    Beijinhos e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de seguir o exemplo de força que Ele nos deu... beijinho

      Eliminar
  4. Boa tarde Daniela
    Muito interessante você trazer a homilia para o blog e nos presentear com a sua reflexão
    Beijos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger