Como cuidar da pele no verão

By Daniela Silva - julho 18, 2017


Todo o ano a pele tem de ser cuidada, todos sabemos, mas nem todos sabem que a nossa pele altera conforme a temperatura e que a mesma precisa de uns certos cuidados no verão e outros no inverno. E é disso que vos venho falar hoje. A minha pele é seca, com uma certa vermelhidão e tendência a sensível, devido a alergias. No verão, quando está mais calor ela produz um pouco de oleosidade, devido ao suor e acabo por criar umas imperfeições, típicas de pele oleosa. Não vou falar em específico de um tipo de pele, mas de uma forma geral, para abranger todos os meus leitores.


Uma dica fundamental, é o uso do protetor solar e de um chapéu, não só na praia, mas também quando saímos à rua, pois o Sol está por todo o lado e as radiações solares também.

A vitamina D é importante para a nossa pele, mas tudo o que é em demasia faz mal, por isso a proteção é fundamental, para prevenir doenças e o desconforto de um escaldão.

O verão é aquela altura do ano em que a pele precisa de cuidados redobrados. Então, além do uso do chapéu e do protetor solar, também devemos ter outros cuidados, como o consumo de água que além de hidratar o nosso organismo, também ajuda e muito, a manter a hidratação da pele e por consequente, a ter uma pele mais bonita e saudável.

No fim de contas, o Sol, o cloro, a areia e o mar/rio deixam a pele ressecada, áspera e sem vida. Por tudo isso, ela precisa ser muito hidratada e protegida e abaixo deixo dicas para a manteres saudável, bonita e macia.


Hidratação -  este é um passo que não só devemos usar, como abusar. Para repor a água que perdemos na transpiração, devemos usar um creme hidratante após o banbo/duche, com o corpo ainda húmido e sempre com movimentos circulares, desde o pescoço aos pés, para ajudar também na circulação sanguínea.

Usar o produto certo - os hidratantes que tenham na composição, ureia, vitamina E, óleo de amêndoas, aveia, silicone, extratos de camomila e calêndula, devem ser escolhidos, pois retêm água e impedem a desidratação da pele.

Usar creme, loção ou gel - temos de aprender a observar a no
ssa pele e perceber o que ela precisa. Peles secas pedem-nos hidratantes em creme, peles oleosas e mistas combinam com loções ou gel, já as peles normais, podem usar qualquer tipo de consistência.

Dar maior atenção ao rosto - Se exagerarmos no protetor solar e cremes, vão surgir pontos negros, espinhas/borbulhas. Usem um sabonete à base de ácido salicílico, que limpa e reduz a oleosidade da pele. Dêem preferência aos cosméticos oil free ou com toque seco.

Não esquecer dos cotovelos, joelhos, calcanhares e pés - quando se fala em hidratação, não podemos deixar de lado nenhuma parte do nosso corpo. Estas são as partes mais secas e ásperas do nosso corpo, e então para prevenir que a pele tenha aquele aspeto de pele craquelada, devemos optar pelos cremes com ureia, vitamina E e silicone, ou então, usar nessas zonas a vaselina.

O colo, pescoço e mãos também merecem cuidado - Essas são as zonas do nosso corpo que ficam diretamente expostas ao Sol. Se não cuidarmos dessas áreas, teremos como resultado rugas e manchas. Devemos proteger mesmo com o protetor solar e hidratar. No colo e no pescoço devemos usar o mesmo creme que usamos no rosto. Nas mãos usar um creme próprio.

Usar óleo corporal? Sim! - no calor, combatemos contra a desidratação e um óleo é um grande aliado para isso. O melhor é substituir o gel de banho por um óleo de duche, ou então usar o gel de banho normal e quando removeres, aplica gotinhas de óleo no teu corpo, para que a pele não fique gordurosa, esfrega, espalha sobre o corpo molhado e no fim, é só enxaguar. O óleo é muito poderoso na pele seca e extrasseca!

Depilação - no verão, por termos o corpo exposto ao Sol, deixamos a pele livre de pelos. E devemos evitar a exposição solar nas 24h seguintes à depilação, quer com cera quente ou fria. Porque o produto pode manchar a pele. Neste período devemos evitar também o mar e perfumes, para prevenir irritações.

Diz sim ao bronzeado! - no liquidificador bater o sumo de uma laranja e cenoura, beber de manhã e terás garantidamente um bronzeado bonito e saudável. Outros alimentos que também ajudam a esse efeito são a abóbora, batata-doce, beterraba, manga e mamão.

Exagerei no Sol e apanhei um escaldão, e agora?! - Passa o corpo por água fria e passa um hidratante para aliviar a dor, a vermelhidão e evitar o ressecamento. Os cremes com Aloé Vera e pantenol são ótimas opções. Devemos optar por cremes que tenham álcool na composição, e que desidratam ainda mais a pele. Para os amantes de soluções caseiras, façam uma compressa com chá de camomila bem gelado.

Apanhar Sol, mas com moderação! - pelo bem da tua saúde, resiste ao desejo de ficares bronzeado/a num dia só. Lembra-te que essa cor de verão, vai embora num piscar de olhos, mas manchas, sardas e o envelhecimento da pele ficam para sempre.

Quando a pele descascar, não puxes as peles - Faz uma massagem durante o banho, com suavidade, utiliza somente as mãos para isso, para que a pele se vá soltando naturalmente. 

Esfoliação - se vais usar auto-bronzeador, uma semana antes faz uma esfoliação. A esfoliação remove as células mortas, deixa a pele lisa para obteres um bronzeado uniforme. Também melhora a obserção do hidratante e reduz o aparecimento dos pelos encravados. 

Banho quente? Esquece essa ideia! - a água quente resseca a pele, pois remove a camada de gordura superfícial, que é uma proteção natural. Os banhos devem ser curtos e mornos ou frios para quem gostar. Usar sabonetes neutros com glicerina.


No verão, não te esqueças da tua pele!

  • Share:

You Might Also Like

9 comentários

  1. Acho que algumas das que falas-te tenho de ver se faço
    boas dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Deste aqui umas dicas maravilhosas minha querida! Tudo muito certinho, gostei muito!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Dicas maravilhosas Daniela e o cuidado com a pele é essencial em qualquer estação
    Beijos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. Eu sou um pouco descuidada... vou tomar nota das dicas...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. É mesmo fundamental cuidarmos da nossa pele. Excelentes dicas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas, para ter em atenção. Algumas passam-me ao lado. :)

    ResponderEliminar
  7. Devia ter mais atenção com isso.

    ResponderEliminar
  8. Todos os verões recebemos dicas de hidratação e proteção contra o sol mas o número de pessoas descuidadas na praia continua a ser alto... deitam-se ao sol e só metem protetor quando já estāo com uma queimadura. Mas obrigada, dicas bem úteis ;)

    ResponderEliminar
  9. Cada dia que passa tento ter mais cuidado com o a minha pele. Confesso que sou um pouco distraída mas o protetor solar está a tornar-se no meu melhor amigo.

    ResponderEliminar