Fit | 10 dicas para controlar a vonade de comer


O nosso cérebro é quem manda em tudo o que fazemos, aprendemos isso de pequeninos. E está comprovado que a culpa de sermos mais gordos e obesos é culpa do nosso cérebro, que pensa em comida e passa-nos a informação errada de que estamos com fome. Errada porque não estamos, e nós em vez de satisfazermos o nosso corpo, vamos dar ao cérebro o que ele nos pede, que por norma são os fast food, os açúcares, os salgados e os fritos. Então temos de ser mais teimosos do que o nosso cérebro e treiná-lo para controlar essas vontades e hoje, trago 10 dicas para isso mesmo.


1. Se vais comer fora pede meia dose e habitua-te a isso, porque quanto mais comida tivermos no nosso campo de visão, mais comida ele vai pedir, mesmo que o nosso estômago esteja cheio e assim, acabamos por delatar o estômago e passamos a estar sempre com fome;

2. Quando te sentires cheio, não te forces a comer mais. Lembra-te que o estômago é um músculo e se forçares, vais alargar e passar a estar sempre com fome e por sua vez, a ter que comer mais. É preferível guardares o restante para outra refeição;

3. Não leves as travessas e tachos para a mesa, porque, mais uma vez, se tivermos comida no nosso campo de visão, o nosso cérebro vai passar a informação de que estamos com fome;

4. Utiliza pratos pequenos. Se utilizarmos um prato normal, ainda que seja a quantidade suficiente, vai haver um espaço vazio que o nosso cérebro vai pensar que é pouca comida e vai pedir para o encher. Substitui o prato por um de sobremesa, vais ter a quantidade que precisas e informar o teu cérebro que tens ali muita comida.

5. Come devagar. Ao comer mais lentamente mastigamos melhor os alimentos e isso, facilita o processo de digestão e o estômago dá-nos a informação que está cheio mais rapidamente, o que faz com que comas menos.

6. Restringe as refeições à cozinha ou sala de jantar. O cérebro associa muito os estímulos ou seja, se comeres no sofá, sempre que te sentares lá, ele pede comida.

7. Não vejas televisão nem leias quando comes. Concentra-te na tua tarefa, porque com distracções não sentes o devido sabor dos alimentos, a satisação é zero e continuarás com fome.

8. Em primeiro lugar, come aquilo que mais gostares porque assim, vais evitar repetir.

9. Nunca comas até te sentires completamente cheio, porque assim, forças o estômago.

10. Levanta-te assim que acabas de comer, se ficas na mesa, cais na tentação de comer mais.

Daniela Silva

3 comentários:

  1. Já conhecia algumas das dicas e, de facto, são bastante úteis!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. A mim também me ajuda:

    - Começar sempre com salada ou sopa;
    - ter gelatina light
    - não comprar porcarias :P

    ResponderEliminar
  3. Olá Daniela tudo bem???


    Adorei as dicas e preciso colocar todas elas em prática!!!



    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger