HB-day | Niko


Hoje o Niko, o meu animal de estimação completa 8 anos de vida.
E claro, eu não podia deixar passar, só porque ele é das melhores coisas que tenho na vida. E diferente do que vos contei à um ano, vou falar-vos sobre a raça Shar-pei, porque não é uma raça muto comum de se ter e então as pessoas acabam por dizer barbaridades.

Primeiro, ele habitualmente é confundido com Boxer, mas se analizarmos bem, são muito diferentes. Sim, a raça dele é de origem chinesa, mas existem dois tipos de porte. Há o Sharpei de porte australiano, que são os mais gordinhos, mais pequenos e com mais rugas. E há os de porte chinês, como o meu, que são mais altos,  mais magros e com menos rugas.


Sharpei Australiano


Sharpei Chinês

A língua deles não é nem roxa nem preta, como dizem, é azul e um sharpei é puro se a língua dele for azul. E é verdade que antigamente, porque os chineses não gostavam deles, utilizavam-nos para lutas. Hoje e dia o sharpei não está nem nunca esteve, na listas de raças perigosas. Aliás, eu não acredito em raças perigosas, qualquer cão pode ser bom ou mão, independentemente da raça ou sem raça, porque tudo vai da educação que levam. O sharpei é um cão muito, mas mesmo muito dócil e super companheiro. Se em tempos eles eram maus, é porque eram educados paa isso, mas isso é passado e nem se quer está na genética deles. Não precisam ter medo nem achar que eles comem pessoas, porque o meu em oito anos, nunca ferrou nem atacou ninguém, pelo contrário, já foi mordido duas vezes por um rafeiro!

Ah!... falando ainda de raças periogosas, podem dizer ah conheço um pitbull que matou uma criança. Cada raça tem as suas características e quando queremos um, temos que ver se se adequa ao nosso estilo de vida. Um pitbull e outras raças, estão prontos a atacar no caso de um assalto ou violência, por muito manso que seja, nesses caso está nos genes atacar em defesa dele ou do dono. Ora, as crianças são super ativas, algumas são chatas com eles e aferruam os cães, não por maldade, mas tal como os cães, está nos genes das crianças serem ativas, seja muito ou pouco, mas são e por vezes têm gesto bruscos que eles associam a violência e por isso, atacam. Existem raças adequadas para quem tem crianças, o pitbull não é um deles. Se eu tiver um filho e um pitbull e o pitbull o atacar, a culpa é minha que optei por um cão que não está adequado ao meu estilo de vida.

Então parabéns meu amor, que Deus te consrve por muitos mais anos na minha vida.

Daniela Silva

8 comentários:

  1. Muitos parabéns ao teu Niko!
    Confesso que gosto mais do australiano, por ter mais rugas, mas tanto um como outro são amorosos *.*
    Concordo totalmente contigo. As pessoas têm que ter noção das características de cada raça antes de pensarem ter um patudo, porque desconhece-las pode implicar consequências negativas para todos. Também não acredito em raças perigosas, acredito, sim, que algumas apresentem um instinto de sobrevivência mais vincado que as leva a reagir no imediato. A educação que os donos dão é que é a grande responsável

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao Niko!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns para o teu Niko :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Niko! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Niko!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  6. Parabéns para ele! 8 anos de muito amor!
    Um beijo grande e muito GORDO
    www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger