Regresso às aulas| Bullying


Setembro é o mês de regresso às aulas, em Portugal. E muitos bloggers e youtubbers estão abordar o tema. Eu também não quis ficar de fora e quis abordar o tema, mas sendo diferente do que os outros estão a falar e do que já falei o ano passado.

Bullying é um tema que me entristece imenso e que, infelizmente, ainda existe muito, principalmente em período escolar. Eu sei que o que vou dizer não vai mudar o mundo, mas se fizer alguém pensar sobre as suas atitudes, ainda que não o pratiquem, já é uma vitória, não minha mas de todos.



Bullying é exercer a força física,verba e psicológica sobre quem achamos que é inferior a nós, porque tem uma deficiência, porque tem uma cultura diferente, porque é calado, porque é tímido, porque é sensível....enfim, são inúmeros os motivos que nos levam a achar que o outro é menos do que nós. E só por aí, já erramos e muito.

Ninguém é mais do que ninguém, nem por motivo algum. É como aquela frase que aprendemos desde pequenos: todos diferentes, todos iguais. Todos nascemos da mesma forma e todos morremos e quando morrermos, somos todos cadáver. Então se somos todos iguais, temos que nos por no lugar do outro, nem todos possuímos as mesmas características e há sempre um motivo para o outro ser assim. E ninguém calça o sapato do outro para saber o que a pessoa sofreu ou sofre para ser e por ser assim. Não podemos julgar ninguém, apenas respeitar para que também possamos ser dignos do mesmo respeito.



Ser mau não faz de nós melhor do que ninguém. Só não estamos sozinhos porque os outros têm medo de nós, não por gostarem de nós. E isso faz de nós mais solitários e tristes do que as vítimas. Se alguém que ler este post pratica o bullying com alguém, experimente ir para um local cheio de pessoas e vai sentir a solidão mesmo estando rodeado de pessoas. É a mesma coisa, rodeado de "amigos" mas sozinhos!

E tu, que não és nem a vítima nem o praticante, mas que vês quem o seja diante dos teus olhos, não fiques parado. Fazer "queixinhas" não serve de nada. Porque embora seja um crime muito falado nos últimos anos, muitos são os adultos que desvalorizam o caso. Então sê tu a ajudar. O simples facto de não deixar aquela pessoa sozinha, vai levá-los a achar que aquela pessoa não é tão fraca assim e acaba por a deixar em paz.

Pensem nisso e bom ano letivo para todos!


Daniela Silva

11 comentários:

  1. ainda bem que falaste neste assunto, nunca é demais relembrar!!
    o bullying é mesmo uma coisa nojenta mas orgulho me de dizer que sempre que uma situação parecida com essa acontecia comigo a ver tentava sempre intervir e ajudar
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida um tema que entristece e que perciste em continuar mesmo passados gerações.
    Pior que acontece e muito numa grade maioria na época escolar :/
    Sempre fui daquelas que detestava e afastava-me de pessoas que cometiam esse tipo de violência, e se visse ou vejo algo do género a acontecer, intrometia-me e fazia com que tais atos não acontecessem.
    Gostei do post e do alerta.

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente o bullying continua a ser uma triste realidade!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente o bullying começa a ser muito frequente na população estudantil.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  5. Tenho muita pena que o bullying exista tanto no nosso país, mas a verdade é que acontece. Gostei imenso deste artigo Daniela!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE FAVORITOS DA ESSENCE

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo texto, assunto mega importante nos dias de hoje
    Blog Entrelinhas

    ResponderEliminar
  7. Entristece-me tanto este tema, as pessoas são mesmo más! Felizmente nunca passei por isso mas é sempre importante alertar e consciencializar para estas situações :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. É incompreensível como é que ainda é possível que haja bullying em pleno século XXI e, infelizmente, atinge todas as idades :(
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  9. É um assunto bastante sério e que, infelizmente, tem tomado proporções cada vez maiores! Não entendo a necessidade disto, o porquê de haver pessoas que se sentem tão realizadas a fazer mal a alguém que muitas vezes nem conhecem. É triste e desumano!

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente, sofri muito no básico por causa do bullying. Passei imenso, hoje vejo a minha irmã que tem 10 anos e também passa imenso na primária. Entristece-me e não fico parada. Já fiz queixa.
    r: Um beijinho grande linda!

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger