Beleza | Qual é o teu tipo de pele?


Nos últimos anos, o interesse por cuidados da pele e por maquilhagem, tem vindo a aumentar. Mas são muitas as pessoas que ainda não cuidam da pele ou que não têm interesse neste assunto. Maquihagem não é obrigatório todos usarmos, devemos usar se gostarmos e se nos sentirmos bem. Mas cuidar da  pele é fundamental, tanto para mulheres como para homens.

A pele é o maior òrgão do corpo humano e o que está exposto diretamente a tudo, principalmente a do rosto. Cada um de nós tem um tipo de pele normal/mista/oleosa/seca/sensível e, cada tipo de pele tem as suas necessidades. Hoje vou ajudar-te a descobrir o teu tipo de pele, porqu através dos sinais mais evidentes e se estivermos atentos, facilmente descobrimos sozinhos. Mas atenção, idependentemente de qualquer coisa, devemos consultar um dermatologista.


Pele normal

Este tipo de pele encontra-se com a hidratação equilibrada. Com poros pequenos e pouco visíveis. Pode apresentar acne e comedões, mas de fácil tratamento. Geralmente, os produtos indicados para a pele normal, apresentam a cor azul.


Pele oleosa

Caracterizam-se pelo excesso de secreção sebácia. É aparentemente espessa, untuosa, com poros dilatados e tem uma tendência muito alta para o aparecimento do acne. Os produtos, normalmente, apresentam-se pela cor verde!


Pele mista

Possuí características muito parecidas com peles normais, porém, em zonas específicas como a zona T, que é testa, nariz e queixo, apresenta oleosidade. Houve tempos em que os cuidados de rosto deste tipo de pele, se uniam aos produtos para a pele oleosa, há uns anos, as marcas têm apostado agrupar com produtos de pele normal. Mas, conheço quem tenha pele mista e se dê mais com produtos para pele oleosa. É uma questão de experimentarem, pois cada pele é única!


Pele seca/sensível

É uma pele espessa, áspera, sem viço, sem maciez. Fisiologicamente, possuí pouca possibilidade de reter a hidratação, por isso a pele seca precisa de muita hidratação e é o tipo de pele mais dificil de cuidar, porque requer uma hidratação frequente ao longo do dia. Por norma, a pele seca apresenta uma sensíbilidade, que nuns pode ser mais acentuada do que noutros. Ela é sensível quando apresenta vermelhidões e o simples facto de passarmos um produto, passar os dedos pelo rosto, ela já fica vermelha. Todos os produtos existentes no mercado para pele seca, estão agrupados com a pele sensível e apresntam-se com cor-de-rosa.

Tenham um bom fim de semana.

Daniela Silva

8 comentários:

  1. Um excelente trabalho e fiquei a saber mais sobre a pele.
    Um abraço, bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. A minha é mista e tenho cada vez mais atenção aos produtos que uso.
    Excelente publicação!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. O meu tipo de pele é p'ro oleoso,
    esses produtos de beleza p'ra mulher
    faz uso deles como deve e bem quer
    tenha um fim de semana maravilhoso!

    Boa noite e bons sonhos, um beijo,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  4. Partilho da mesma opinião :D

    O ano passado fiz um post sobre isto :D Felizmente conheço bem o meu tipo de pele!

    NEW WISHLIST POST | Make Your HOME SOPHISTICATED with 10 TIPS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D


    Please, VOTE FOR ME

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger