Halloween | Curioisdades sobre a comemoração


Para hoje, resolvi trazer-vos algumas cuiosidades sobre a comemoração do Halloween. Sim, porque para os mais novos, esta não é uma tradição portuguesa, mas que chegou a Portugal mais ou menos à 15 anos. A primeira vez que vi e ouvi falar disto, foi no meu 5º ano de escola, quando tive inglês pela primeira vez e no ginásio que frequntava. E o que quero dizer com isto, é que talvez muitos não conheçam o verdadeiro sentido da comemoração, principalmente quem nasceu depois dessa altura, que já está habituado a esta época inserida na nossa sociedade. Por isso, para hoje reúni curiosidades para vos falar e acreditem, eu também vou aprender com este post!



1. Podem duvidar, mas o Halloween é Irish!

A celebração do Halloween é uma tradição dos antigos celtas e inicialmente comemoravam o festival de Samhian, uma palavra que está bem longe de significar qualquer tipo de maldição. Pelo contrário, é simplesmente o marco do fim do verão. O evento também marcava o final da terceira e última colheita do ano, o ínicio do armazenamento de provisões para o inverno, o retorno dos rebanhos para o pasto e a renovação das leis celtas.

2. O significado da palavra

Halloween é o fast mode da expressão All Hallows, que significa a noite de todos os santos. Não é à toa que a celebração é na noite que antecede o dia de todos os santos!

3. Porque esta data?

Há várias teorias que explicam a comemoração do Halloween ser a 31 de Outubro. Uns afirmam ser o dia de descanso das bruxas no calendário celta, por isso associam o Halloween ao dia das bruxas, mas outros dizem que, é o tempo da morte e ressureição da terra.

4. De celebração celta a Dia das Bruxas

Roma chegou a celebrar o Halloween, algumas vezes até, antes de Cristo, mas depois esta celebração foi intitulada como sendo uma festa pagã e proíbida pela Igreja Católica, que apelidou como o Dia das Bruxas. Mas já vos dei o meu parecer no post de ontem, cada um acredita no que quer.

5. E o gato preto, entra onde?

O gato preto ganhou fama em lendas antigas. Elas dizem que as bruxas se transfornmavam em gato preto e, algumas pessoas ainda acreditavam que o pobre do animal eram os espíritos dos mortos. Mas, graças a Deus, as mentalidades vão mudando e evoluíndo, por isso, o gato preto hoje é símbolo da capacidade de meditação, recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.

6. Os símbolos

Há quem acredite em significados por detrás de cada símbolo do Halloween. Passemos a cada um deles:





Vela - indica o caminho para os espíritos.











Caldeirão - faz parte da cultura celta e era uma peça fundamental na decoração. Para dentro dele atiram-se moedas acompanhadas com mensagens com pedidos aos espíritos. No fim da festa, essas moedas eram recolhidas e doadas a quem mais precisava. O bilhetes eram queimados para que os pedidos fossem antecipados o mais rápido possível. E nos dias de hoje, embora pouca, esta tradição ainda se mantém.







Aranha - simboliza o destino. O centro da teia de aranha significa o suporte para se seguir em frente.










Morcego - ele significa a clavidência, pois o animal capta os campos magnéticos pela força da sua própria sensibilidade e energia, consguindo ver além das formas e aparências.





7. Porquê que o Halloween tem cores como o laranja, o preto e roxo?

Assim como os elementos decorativos que referi no ponto anterior, também estas cores têm significados, não foram escolhidas ao acaso para representar o Halloween. Ora vejamos:

Laranja - é uma cor que traz vitalidade, energia e força. Os celtas acreditavam que os espíritos se aproximavam daqueles que se vestiam de laranja para sugar-lhes a energia.

Preto - é a cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiros e sacerdotes do mestre das trevas.

Roxo - simboliza toda a magia presente na festividade do Halloween.

8. As abóboras assombradas

Quando falamos em Halloween, das primeiras coisas que nos assaltam a memória, são as abóboras esculpidas e iluminadas. Este símbolo tão famoso é conhecido como Jack O' Lantern.

O folclore Irlandês diz que um alcoólico mal educado chamado Jack Miserable, bebeu excessivamente e, num 31 de Outubro, o Diabo veio buscar a sua alma. Jack conseguiu enganar o Diabo para continuar a beber e viveu por mais alguns anos. Quando morreu, este não foi admitido no céu. Ressentido, o Diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura simplemente com uma brasa de carvão para iluinar o seu caminho. Jack colocou o carvão num nabo esculpido que servia como lanterna e, diz-se que desde aí, Jack vagueia pela Terra.

Com o tempo, vai-se criando diferentes versões de Jack O''Lantern, esculpindo-se rostos assustadores em nabos, batatas e abóboras, com o intuíto de afugentar Jack e outros espíritos malígnos.

9. Outros nomes atribuídos, mas com o mesmo significado

A festa de Halloween equivale ao Dia de Todos os Santos e ao Dia dos Finados. A celebração foi absorvida pela Igreja Católica para apagar os  vínculos pagãos. Nos países de origm hispânica, comemora-se o Dia dos Mortos ou Fiéis, no mesmo dia, as tradições estão ligadas às crenças de cada país.

10. Trick or Treat

A famosa citação doces ou travessuras, também teve origem na Irlanda. Para celebrar a data, as crianças iam de porta em porta, vestidas com roupas extravagantes e a pedir provisões para a comemoração do Halloween em nome da deusa Muck Olla. Os celtas acreditavam que o único modo de apaziguar os espíritos do mal, ra oferecer comida à deusa. Quem se recusava a oferecer a comida, sofria com as travessuras da deusa. Nos dias de hoje aplica o castigo são as próprias crianças se lhes negamos os doces.


Já conheciam alguma destas curiosidades?

Fonte: e-dublin.com.br

Daniela Silva

8 comentários:

  1. Adorei ficar a conhecer todas estas curiosidades sobre o Halloween. Como nunca liguei a este dia, a verdade é que - tirando um ou outro pormenor - as desconhecia por completo

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu desconhecia as curiosidades todas,mas,como já disse,odeio o halloween,mas cada um é como cada qual,ainda bem que todos nós temos gostos diferentes uns dos outros!!

    ResponderEliminar
  3. Já fiquei mais informada por aqui!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Interesting post! I loveee Halloween!

    I follow you :)

    Shoot for the stars

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada pelo teu comentário no meu blogue,sim,Deus está sempre a proteger-nos,a gente é,que,normalmente,não costuma fazer caso disso!!

    ResponderEliminar
  6. Curiosidades giras, não conhecia metade :)

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger