Beleza | 27 truques que as nossas avós usavam


Antes dos mais variados produtos de beleza que enchem as prateleiras do supermercado e lojas de cosméticos, quais os truques que as mulheres usavam para cuidar de si? Hoje trago-te 27 truques que as nossas avós usavam. Descobre-os!

Vivemos em tempos difíceis para o corpo humano. A pele está constantemente a ser atacada por produtos cheios de quimícos e pela poluição atmosférica, o organismo está muitas vezes exposto a má alimentação e à pouca disponibilidade para a melhorar e o cabelo reflete a agressividade dos champô e todos os produtos capilares que usamos. Aquilo que ouvimos muitas vezes das nossas avós é: no meu tempo não usava nada disso, então o que usavam elas?


1. Se pintas o teu cabelo de loiro e notas que a cor está a ficar esverdadeada, aplica polpa de tomate por todo o cabelo, da raiz até às pontas, como se fosse uma máscara. Deixa atuar por 10 minutos.
2. Se queres evitar os quimícos existentes nos cremes de mão, mistura água de rosas, glicerina e avelãs.
3. Depois de usares detergentes agressivos  como lexívias ou para lavar a louça, passa azeite nas mãos para amaciar as mãos.
4.  Utiliza aspirinas para combater a caspa. Estes comprimidos têm um composto que suprime micoses como a caspa. Lava o cabelo com duas aspirinas trituradas e misturadas no champô durante duas semanas.
5. Para exfoliar a pele, mistura mel, açúcar e limão. Esfrega a mistura na pele antes do banho para remover as células mortas.
6. Um truque para clarear o cabelo. Põe 25g de camomila num copo de água a ferver e deixa repousar durante 1 hora. Junta-lhe sumo de limão e aplica no cabelo. Deixa atuar durante 1 hora e não te exponhas ao sol.
7. Se o teu cabelo está com as pontas secas e espigadas, aplica óleo de ricínio antes de lavar o cabelo e deixa atuar por duas horas.
8. Se queres tornar os lábios mais carnudos, usa manteiga de karité e canela. Esfrega a mistura  nos lábios, e a seguir, passa beterraba como se fosse um batom.
9. Utiliza as claras de ovo para passar no rosto e fechar os poros. Deixa a pele mais uniforme.
10. Evita fazer permanentes e usar chapas para enrolar o cabelo. Em vez disso, enrola mexas de cabelo molhado em faixas de tecido,faz um nó e mantém durante a noite.
11. Outro truque para encaracolar o cabelo, utiliza latas para canudos mais volumosos (aberturas de refrigerantes em lata).
12. Para revitalizar o cabelo e deixá-lo mais saudável e suave, enxagua o cabelo  com vinagre de maçã depois de o lavar.
13. Dorme bem e muito, bebe muita água e não toques no álcool. São três bons segredos de uma vez só para manter uma pele saudável.
14. Dormiste mal e acordaste com olheiras? Corta uma batata ao meio e põe uma das partes debaixo dos olhos. Ao fim de 15 minutos, a pele fica mais clara.
15. Prefere almofadas de algodão ou cetim. São menos agressivas para a pele, tornam-na mais macia e evita as rugas.
16. Para solucionar os cravos na pele, mistura água com farinha e mel. Aplica a mistura em algodão e põe por cima do cravo. Ao fim de 15 minutos já terá desaparecido.
17. Vira costas à fast food e investe em frutas e vegetais: têm alto teor em água, são bons para a dieta e alguns são antioxidantes que protegem a pele um pouco mais dos raios solares.
18. Para aliviar o acne, o limão volta a ser a solução. Faz uma mistura com iguais proporções de limão e água, depois põe na pele e deixa atuar durante a noite.
19. Acordaste com os olhos enrugados e fundos, como se tivesses passado a noite a chorar? Ensopa algodão em essência de hamamélies, põe nos olhos e deita-te por 20 minutos.
20. Para manter os cheiros dos perfumes mais fortes e vivos, guarda-os dentro do frigorífico mas bem fechados!
21. Domingo é dia de óleo de coco: quando lavares o cabelo, usa esse óleo para lavar o couro cabeludo.
22. Não exageres no perfume. Polvilha-o para um pincel de maquilhagem e passa-o no pescoço e pulso.
23. Aconteça o que acontecer, tira sempre a maquilhagem antes de dormir. Caso contrário a pele fica mais poluída, com irritações, seca e baça.
24. Reserva tempo todas as manhãs para aplicar iogurte magro no rosto. É uma maneira de deixar a pele mais fortalecida, fresca e macia.
25. Tem sempre vaselina por perto. Aplica-a na pele, nos lábios e nos cotovelos para evitar a secura e nos olhos para que a maquilhagem dure mais tempo.
26. Depois de um dia mais cansativo, toma banho com uma dose de vinagre, aveia e pétalas de flores. Serve para relaxar os músculos.
27. Tem atenção às sobrancelhas: evita a cera que faz descair a pele dos olhos, prefere a pinça.

Fonte: Observador.pt

Daniela Silva

13 comentários:

  1. Conhecia muito poucos destes truques de beleza! Fiquei estupefacta por seres todos tão simples e trocas que podemos facilmente fazer no dia-a-dia!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a maioria desses truques. Muito úteis.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não conheci minhas Avós, mas uma coisa é certa, alguns dos troques e dicas que aqui postaste a minha mãe conhecia e por muitas vezes me aconselha a experimentar e usar :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido alguns deles e a verdade é que até fazem sentido! Os tempos eram outros, falando também da qualidade dos produtos e lá está, do ar, da comida, etc... Usavam o que tinham e muitos destes resultam. :)
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  5. As nossas avós é que a sabiam toda! Confesso que a maior parte dos truques não conhecia

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Adorei a postagem e todas as dicas. Obrigada :))

    Do Gil, que se econtra melhor, mas não a 100%:- »» Térreos e difíceis caminhos ... de amor

    Bjos
    Votos de uma feliz Quinta Feira

    ResponderEliminar
  7. É que a cosmética não era para todos como agora!!!
    ...
    Bom resto de dia!!!
    ...
    Gosta de poesia e flores!? … espreite aqui:
    https://mgpl1957.blogspot.pt/2018/01/e-se-o-mundo-fosse-cor-de-rosa.html

    E no vestuário … um toque avermelhado!!! … veja o look para si:
    https://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/2018/01/o-vermelho-em-looks.html

    ResponderEliminar
  8. Desconhecia alguns truques. Mas muito deles são bastante úteis.
    Beijinhos

    https://mundodevanessaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Quanta dica booa, já usei várias dessas ♥ A da beterraba vou usar com certeza para aumentar os lábios haha

    De Repente Moda

    ResponderEliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    alguns truques são ótimos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Conhecia muitos dos truques porque sempre fui muito fã deste tipo de mezinhas =)

    ResponderEliminar
  12. Ótimas dicas amei é a mais pura verdade, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger