Dicas | Passo a passo para desmaquilhar corretamente


Meus amores, iniciamos a segunda semana deste novo ano, que para mim, só me tem trazido coisas más. Mas a vida continua, Deus livra-nos do que não precisamos ter nas nossas vidas e essas pessoas nem merecem que estejamos mal por elas. Por isso, aqui estou eu, sem dormir, mas só para vos trazer um post novo que vos prometi que não ia deixar de fazer!

E antes de avançar com o post, quero dizer-vos que está a decorrer um passatempo/sorteio no facebook. Desta vez, é um sorteio com a Chiado Editora e o prémio, é o livro "O conto do Orbe"  do Mr. Jesus Victor. Podem participar até 19 de janeiro e as únicas regras são: seguir a minha página de facebook e a da Chiado Editora, por gosto na publicação, partilhar em modo público e comentar identificando 3 amigos. Participem aqui.


Maquilhar é o tema que mais procuramos, porque existem cada vez mais técnicas e produtos inovadores. E também é dos assuntos mais falados na Internet. Também se fala em desmaquilhagem, inventem uma palavra (risos), mas não com tanta frequência e falo por mim, sabemos que dormir maquilhada faz mal, mas nem sempre pomos essa regra em prática. Então hoje trago-vos a importância dessa rotina e o passo a passo para termos uma boa desmaquilhagem e acreditem, este ano estou a tentar por em prática de cada vez que me maquilho!

A importância de desmaquilhar

Passar a água no rosto ou usar apenas um sabonete líquido / gel de limpeza, não é o suficiente. Tal como existem técnicas para maquilhar, também existem para desmaquilhar e, é uma rotina importante a não descuidar.

A maioria acha que está a fazer o melhor por remover "o grosso" da maquilhagem com água ou com algum outro produto, mas na verdade podes estar a fazer tudo errado, sabias? Hoje em dia, existem tantos produtos de maquilhagem que usamos em simultâneo que a maquilhagem torna-se um jogo de camadas, são os cremes, os líquidos e os pós. Cada vez mais, a maquilhagem é feita para durar horas, para resistir à humidade e ao calor. Fazemos contornos ou, destacamos a iluminação da nossa pele, "cozinhamos" a nossa pele, no fim do dia esfregamos a cara com um toalhete desmaquilhante ou um desmaquilhante e achamos que é o suficiente quando passamos o dia com toneladas de maquilhagem na nossa cara e vamos dormir!

Porque a nossa pele respira durante a noite e absorve tudo o que tem entranhado, é importante não dormir com maquilhagem. Acabamos por prejudicar a saúde do nosso organismo e também da aparência da nossa pele, começam a surgir os pontos negros, as espinhas e acne, e também, manchas de pigmentação e rugas. Não queremos nada disso, pois não? Não existem produtos milagrosos se também não cuidamos da nossa pele. Então, criem uma rotina, porque assim como técnicas para maquilhar, também existem para o inverso.


Não esfregues os olhos

A primeira coisa que geralmente fazemos é passar o disco de algodão ou toalhita nos olhos para remover as sombras, delineador e máscara de pestanas. A tendência é sempre de esfregar, principalmente se a maquilhagem for de longa duração ou à prova de água. As consequências são agredir os olhos, podemos mesmo inflamar e também, arrancamos pestanas.

Aplica antes o desmaquilhante no disco de algodão e deixa-o em cima do olho por alguns segundos, não esfregues, remove o algodão e verás que o grosso da maquilhagem do olho sai toda sem exerceres qualquer tipo de força.

Não uses o mesmo algodão ou toalhita para desmaquilhar o rosto todo

Deves usar um disco de algodão para cada olho, porque por muito linda que a maquilhagem seja, a verdade é que a maquilhagem é sujidade e por sua vez, sujidade significa bactérias. E os nossos olhos são uma parte muito sensível que devemos ter cuidado e não agredir os nossos olhos nem prejudicar a saúde deles, ao transportar as bactérias de um disco sujo para o outro olho. Optem sempre por um disco limpo para cada olho.

E o mesmo para o resto do nosso rosto, apesar de não ser uma área tão sensível quanto os nossos olhos, os riscos são os mesmos. Usem um disco/toalhita diferente e quando veem que está bem sujo, substituam por um limpo!

Não te desmaquilhes no duche

Pode parecer muito mais prático aproveitar que estamos a tomar duche/banho e desmaquilhar e fazemos tudo logo. Mas é um erro tão grave como dormir maquilhada!

Porquê? Porque a água quente dilata os poros e, se estamos maquilhadas, os poros abertos vão absorver a maquilhagem que temos no nosso rosto. 

É preferível remover pelo menos o maior da maquilhagem e no duche, limpar melhor!

Utiliza as fórmulas certas para o tipo de maquilhagem que usas

Se usas apenas um BB Cream, blush, e um batom para conferir alguma cor à tua pele um leite/gel de limpeza ou água micelar são o suficiente para limpares a pele no fim do dia. Mas produtos mais pesados, à prova de água e sombras mais escuras necessitam de produtos mais consistentes, como desmaquilhantes ou óleos de limpeza.

Escolhe sempre de acordo com o teu tipo de pele. Se tens pele seca ou sensível prefere os óleos, para que ao mesmo tempo que limpa, ajudar a hidratar a tua pele. Se a tua pele é mista ou oleosa, opta por produtos que ajudem a equilibrar o pH da tua pele!

Desmaquilhar também tem um passo a passo

Sim! E são regras muito, muito simples. Desmaquilhar + limpar + tonificar + hidratar. Como disse, simples não é? Então desmaqilhate com os produtos com que te dás melhor, sejam toalhitas ou desmaquilhante, o importante, é não pulares este passo. Depois limpa a pele, leite ou gel de limpeza, muito bem ensaboado e muita água para enxaguar, se preferires podes substituir este passo e o de tonificar por uma água  micelar ou, fazes como eu, e usas todos! Em seguida tonifica a pele, porque por mais que limpemos a pele e que a água saia limpa, não conseguimos chegar ao fundo dos poros e se, molharmos um disco de algodão e formos passando na pele, não a esfregar, mas com leves pancadinhas (de amor, risos), vão ver que o disco ainda sai sujo, porque realmente o tónico chega ao fundo da questão (risos) onde não conseguimos chegar nem ver a olho nu. No fim apliquem a vossa rotina de hidratação, seja hidratar/nutrir, os cremes para olhos, séruns, cápsulas whatever, mais uma vez, o importante é não o deixar de fazer.

Vais ter que experimentar vários produtos até encontrares o produto certo!

Não há nada a fazer. Cada pele é uma pele, embora hajam vários tipos semelhantes, como pele seca, sensível e etc, a verdade é que cada pele é única, tal como nós, por isso cada pele reage de forma diferente a cada produto. Um produto por mais caro que seja e por melhor que faça a x e y, pode não funcionar da mesma forma connosco. Então preparem-se porque vão ter que experimentar vários produtos até acertarem com o mais indicados para vocês.

Se gostarem deste post digam nos comentários e trago mais post's relacionados com desmaquilhar. Beijinho!

Daniela Silva

8 comentários:

  1. É muito raro maquilhar-me, mas não consigo ir dormir sem retirar os produtos que utilizei
    Confesso que tenho essa tendência de esfregar os olhos, mas vou alterar isso :)
    Gostei da publicação!

    ResponderEliminar
  2. Por mais publicações como esta, parabéns Daniela! Super completo e referiste um erro que tanta gente comete, entrar para o duche maquilhada! Nunca oiço ninguém falar disso eheh, adorei!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Instagram

    ResponderEliminar
  3. A única coisa que não faço é realmente passar o tónico, mas devido a não ter encontrado nenhum que me agrade :/

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
  4. Nunca me deito sem retirar a maquilhagem, posso não fazer tudo correctamente, mas desse passo não abdico.

    ResponderEliminar
  5. Andreia Miguel09/01/2018, 16:17:00

    Confesso que faço muita coisa errada, mas com este post vou corrigir. Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Post bem interessante.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Óptimas dicas, é realmente importante desmaquilhar bem, pensar que há quem durma com a maquilhagem! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Oh meu Deus, que vergonha! Eu não sabia nem metade!
    E verdade seja dita, ainda não me desmaquilho todas as noites. Eu sei, mereço porrada =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger