Resenha | Jacinta: A Profecia, Manuel Arouca


Este post tem um excelente significado para mim, pois quando fiz as metas para 2018 disse que queria terminar o livro Jacinta: A Profecia que já estava a ler desde o verão, queria acabar de ler até 15 de Janeiro. E acabei, na quinta-feira, dia 11. Por isso, uma meta cumprida.

Outra meta seria ler mais cinco livros durante este ano. E, como na sexta-feira fui fazer exames ao coração e, levei o Nunca Me Esqueças da Lesley Pearse para ler na sala de espera. Mas, como tem o dobro das páginas, mais de 400 e cada capítulo tem mais de 20 páginas e, não o quero devorar, vou dar um prazo maior para o ler. Então, a 15 de Março já tenho que o ter lido.


Jacinta: A Profecia Ã© o livro que deu origem ao filme. Então trazia uma capa descartável, a capa do filme que é da foto em cima. Para os leitores não portugueses passo a explicar. Em 1917 três crianças pastorinhas afirmam ter visto Maria, Nossa Senhora. O que deu origem ao local Sagrado que temos em Portugal, chamado Fátima. Houve e ainda há muita divisão quanto ao acreditar nessas aparições. E a Jacinta é a pastorinha mais nova.

Para ser sincera, como sabem, sou muito crente em Deus. Mas pouco ou nada sabia acerca desta história. Nem nunca procurei saber.  Em 2017 celebramos os 100 anos das aparições de Nossa Senhora onde, saiu o filme Jacinta que é uma adaptação do livro que vos falo hoje, que vim encontrar por acaso e foi como um chamamento, tive que o trazer comigo.

Não vou discutir a minha opinião, cada um acredita no que quer. Mas como crente em Deus, acredito sim na existência de Maria e nas aparições. Primeiro, porque tudo bate certo com o que aconteceu e, o escritor escreve sobre factos com testemunhas verídicas e, é impossível a termos várias pessoas que afirmam o mesmo, e continuar a duvidar! Depois, ainda me faz acreditar porque apareceu a três crianças, e crianças é o que Jesus mais ama, porque são inocentes, sem ódio no coração e verdadeira. Ainda mais há 100 anos atrás. E porque estes três pastorinhos? Como poderiam ter sido outros três quaisquer. Para Deus não existe estatuto social, mas o amor que existe em nossos corações.

Se não acreditas ou és como eu, sem voto na matéria porque nem a história sabe, aconselho-te a ler o livro ou ver o filme que está disponível no youtube, podes continuar sem crer, mas pelo menos tens conhecimento.


Se não o encontrarem em livrarias físicas, tem na Wook, custa 16,90€ e tem oferta de portes. Da Edditora Oficina do Livro.

Sinopse

Jacinta tem sete anos, é pastora como o irmão, Francisco, e a prima Lúcia. Dos três, é a mais nova, a mais irrequieta, a mais feliz, doce e também caprichosa. Dança para alegrar os dias, os dela e os dos que a rodeiam. Entre o forte caráter e a alegria contagiante, esconde-se uma força maior do que ela. Mas que ainda é segredo.

Naquele dia 13, ao sair para o pastoreio, como era habitual, a criança estava longe de saber o que iria acontecer. Ali, na Cova da Iria, onde tantas vezes brincava, vê, pela primeira vez, Nossa Senhora. A vida desta criança será, a partir daquele momento, diferente, tocada pelo transcendente. A menina dos olhos doces vê os seus sentidos apurarem, sente que aquela senhora, tão bonita, lhe vai mostrar um novo caminho. O da fé e do amor a Deus.

Jacinta - A Profecia não é só a biografia de um dos três videntes de Fátima, indo além dos factos contados ao longo dos tempos. Reconstrói os ambientes, devolve-nos à memória a vida num país rural, leva-nos numa viagem através da capacidade humana de resistir, sobreviver em nome da fé. Jacinta Marto ofereceu o seu sofrimento pela salvação dos pecadores e deixou-nos um exemplo de bondade, humildade e amor. Manuel Arouca reconstrói esta história, de uma forma profundamente humana, para que nunca nos esqueçamos disso.

E vocês, acreditam?

Daniela Silva

4 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar deste livro, mas nunca o li. Ainda assim, penso que será uma excelente oportunidade de ficar a conhecer mais deste fenómeno!

    r: Também gostava de ser mais consumidora de teatro, confesso
    Recomendo, é bastante divertida :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Vi o Filme e gostei, mas... fico na duvida. :))


    Hoje; Do Gil que se econtra ainda um pouco combalido, motivo, por qual sou eu a visitar. »» Amor:- Essa dor Oculta

    Bjos
    Votos de uma boa Terça-Feira.

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso sei a história de trás para a frente e de frente para trás, não só porque fiquei curiosa, mas também porque no inicio de 2017 vim morar para fátima. Não sou crente, e nem acredito muito nestas coisas, mas gostei imenso de saber a tua opinião :D

    Beijinhos <3
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
  4. Já vi o filme no ano passado, gostei bastante, ainda assim tenho curiosidade em ler o livro, pois os livros são sempre bem melhores do que os filmes ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger