6 mitos sobre o perdão que precisas eliminar da tua vida


Perdoar não é um ensinamento católico, mas sim um ensinamento de Deus que está na Bíblia e que podemos ver em Marcos 11:25. Porém o perdão foi adotado por todas as doutrinas e pelo crescimento de um cidadão. Claro que o perdão é um valor muito importante para cada ser humano, mas existem ensinamentos errados e que eu li por aí que existem mitos, e porque concordo com eles, vim trazer-vos e espero que gostem.

1. PERDOAR É ESQUECER

Todos ouvimos que se perdoamos algo não temos que nos lembrar disso, isso chama-se rancor, verdade? Sim, mas está errado. Ou acham que quando perdoamos, Deus apaga isso da nossa memória? Perdão não é amnésia! 

O ser humano é uma criação de Deus com uma memória, por isso, muitas vezes ao longo das nossas vida, vamos lembrar-nos das ofensas e do que sentimos quando fomos ofendidos. Isso funciona como um mecanismo de proteção, por isso, somos levados a criar medidas para que isso não volte acontecer.

Mas acaba por ter um fundo de verdade, ou seja, se nos lembrarmos de uma determinada ofensa e ainda nos magoar como se tivesse acabado de ser feita, é porque ainda não perdoamos de verdade. O perdão é algo libertador e não nos deixa sentir rancor de ninguém!

Reflexão: o perdão não significa que não nos vamos lembrar do que aconteceu, mas vai mudar a forma como nos sentimos em relação a isso.


2. CADA OFENSA DEVE SER PERDOADA SOMENTE UMA VEZ

Nós temos tendência a acreditar que só podemos perdoar uma vez cada ofensa. Mas será que devemos mesmo perdoar apenas uma vez? Perdoar não significa que a dor vai desaparecer instantaneamente. Isso pode acontecer, Deus tem poder para isso, mas muitas e muitas vezes, vamos voltar a sofrer por algo que nos fizeram e, por esse motivo, é necessário que voltemos a perdoar. 

Se não fizermos isso, não vivemos com a liberdade que Jesus conquistou para nós na cruz. Tal como disse antes, se quando nos lembramos duma ofensa e ainda nos magoar, é porque não perdoamos de verdade e temos mesmo de perdoar, porque caso contrário, ficamos reféns de sentimentos negativos, isso prejudica gravemente a nossa vida, porque ela não anda para a frente enquanto houver ressentimentos.

Reflexão: ao longo da nossa vida, vamos ter que perdoar certas ofensas mais do que uma vez, para que a nossa alma esteja liberta de ressentimentos.


3. PESSOAS QUE INSISTEM NO MESMO ERRO NÃO MERECEM PERDÃO

Quando Jesus disse em Mateus 18:21-22 que devemos perdoar até 70x7, será que Ele quis dizer que só devemos perdoar até 490 vezes? Conhecem alguém que conte as vezes que já perdoou uma pessoa e quando chega aos 490 diz: ok, não preciso mais perdoar essa pessoa. Ela atingiu o seu limite.

O número que Jesus mencionou, é apenas ilustrativo. Quando Pedro perguntou a Jesus se devia perdoar 7 vezes, ele pensou que já estava a ser generoso, porque 7 vezes é um bom número para perdoar alguém. Mas, apesar disso, Jesus mostrou como Deus é muito mais generoso do que nós, e que devemos perdoar sempre que alguém nos ofende. 

Reflexão: nós também não merecíamos perdão, mas Deus nos perdoou pelo Seu amor e graça. Então como podemos negar o perdão a alguém, dizendo que ela não merece?



4. PERDOAR SIGNIFICA SERMOS AMIGOS DE QUEM NOS OFENDEU

O facto de perdoarmos certa pessoa, não significa que tenhamos de ser amigos dessa pessoa. O perdão não implica reconciliação. O que não deve acontecer é ficarmos com rancor e mágoa com alguém. Os nossos únicos inimigos são o Diabo, os demónios e o pecado - a nossa carne. Lembra-te que os seguidores de Jesus não lutam com outras pessoas, mas contra os poderes espirituais do mal (Efésios 6:12).

Há situações em que duas pessoas não têm relação de amizade quando a ofensa acontece entre si. É por essa razão que, quando o perdão é libertado, não significa que tenhas de ser amigo dessa pessoa. Existem situações que, até em termos legais, não há possibilidade de aproximação e reconciliação entre duas pessoas, mesmo que se tenham perdoado.

Reflexão: se já perdoaste verdadeiramente a pessoa, não tens a obrigação de conviver pessoalmente com essa pessoa.


5. PARA SE PERDOAR ALGUÉM A OUTRA PESSOA TEM DE PEDIR DESCULPA

Não necessariamente! Apesar de muitos de nós pensarmos que tem de haver um pedido de desculpa para podermos desculpar. Se acreditarmos nisso, o perdão torna-se impossível, porque maioritariamente, as pessoas não nos vão pedir perdão pela ofensa.

Podemos perdoar mesmo que a outra pessoa esteja longe e não sabemos se ela está realmente arrependida ou não. Em muitos casos pode haver a necessidade de perdoar alguém que já morreu - dou-vos um exemplo, a minha madrinha deixou de me falar sem motivo aparente e virou-me a cara na rua e, contribuiu para a ideia estúpida de os meus pais me meterem num colégio interno, por eu ter uma doença. Em 2012 morreu de cancro e no dia que morreu perdoei-a.

Reflexão: perdão não é a consequência do arrependimento.


6. PERDOAR É ALGO QUE EU PRECISO FAZER SOZINHO

Já tentaste levantar um objeto pesado sozinho e que não conseguiste fazer sozinho? Quando fazemos isso, há uma grande probabilidade de sairmos magoados. O mesmo acontece com o perdão, muitas vezes precisamos de ajuda para perdoar.

Dependendo da tua religião, pede ajuda e orientação ao teu padre/pastor para que ele te oriente uma oração, ou como eu, faz-lo através da Bíblia ou pesquisando a oração que necessitas.

Reflexão: nunca fales com qualquer pessoa sobre questões sensíveis.

CONCLUSÃO

A falta de perdão é como um veneno: tira-nos a alegria e impede-nos de viver a vida abundante que Deus quer que nós vivamos. Por isso, pede a Deus que te ajude a perdoar e lembra-te:


  1. Perdoar não é esquecer.
  2. A mesma situação pode ter que ser perdoada várias vezes.
  3. Não existem pessoas que não merecem perdão.
  4. Perdoar não significa que sejas obrigado a reconciliar-te com o outro.
  5. A outra pessoa não tem que te pedir perdão para que tu perdoes.
  6. Não tens de lidar sozinho com o perdão!

Daniela Silva

15 comentários:

  1. Perdoar é das atitudes mais nobres. E isso não significa esquecer, nem aproximarmo-nos de quem nos magoou. Significa, sim, que temos a capacidade de não ficar ressentidos e que aprendemos que essa mágoa não nos ajudará em nada

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por este texto tão útil para se viver melhor.

    Muito obrigada! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Saber perdoar e esquecer é um Dom, não está ao alcance de todos.

    Hoje:- Estaria mentindo, se a sede não fosse o desejo.
    -
    Bjos
    Votos de uma boa Terça-Feira

    ResponderEliminar
  4. Perdoar é uma arte e uma dádiva =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do post!
    Beijinhos

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Para perdoar é preciso ter muita maturidade!
    Beijinho

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Great post. Thanks a lot for sharing.
    Have a nice day!

    Kathy's delight

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo! Acho que devemos perdoar, quanto mais não seja vivermos em paz connosco mesmos :)

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  9. ótimas dicas! perdoar é muito difícil, mas é necessário :)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito deste post, fez mesmo sentido lê-lo hoje, obrigada!

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  11. Bem legal o post, adorei saber mais sobre o perdão. E realmente perdoar não é esquecer
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo em tudo, mas às vezes é dificil. Apesar de achar o ressentimento um sentimento muito feio às vezes é complicado lidar com coisas que nos magoaram e perdoarmos!
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Existe quem diga: "" Perdoo mas não me esqueço ""
    .
    * Fonte Divina de Amor Sentido *
    .
    Desejando um dia feliz.

    ResponderEliminar
  14. confesso que eu não sei perdoar
    sei que isso prejudica mais a mim, mas é uma coisa que tenho que aprender ainda

    eu sou muito de ignorar tudo de ruim que me fazem, até que chega uma hora e já não vai mais

    gostei muito do seu post, acho que tenho que lê, lê de novo, lê novamente, ... até aprender bem e saber lidar com o perdão

    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger