Trilogia 50 sombras + 20 curiosidades


Homens podem respirar fundo, hoje não vos vou falar de maquilhagem, mas sim de cinema. As tão faladas em todo o mundo, 50 sombras. Venho falar da trilogia, então tenho de incluir os livros. Os livros foram o assunto mais polémico, pelo menos em Portugal, houve até uma reportagem no telejornal com os maridos indignados com eles. Confesso que não dei muita atenção ao tema e depressa esqueci. Quando um dia estava a fazer uma encomenda na Wook e comprei como presente de mim para mim, de aniversário, o primeiro volume. Sem fazer ideia de que era o livro tão polémico.

Quando um dia estava a ler na sala de espera para uma consulta e, conforme ia lendo ia-me lembrando que era o tal livro! Sou sincera, detestei o livro, não me cativou a leitura e custou-me imenso acabar. Achei-o muito sadomasoquismo e tudo se passa à volta de sexo, para mim não tinha história e assim que terminei, arrumei com ele e não queria ler os outros dois, achando que era mais do mesmo.

Mas o tempo foi passado e havia uma curiosidade grande em mim, de como acabaria a história. Então partilhei no meu facebook que tencionava comprar os dois volumes restantes. Uma amiga emprestou-me esses dois e ainda bem, não são em nada como o primeiro. Do sexo passou a uma história de amor, que cativa e emociona, pelo menos a mim sim.



Depois, vieram os filmes e embora o primeiro continue a ser o que menos gosto, porém uma versão muito mais soft do livro. Se acham que o filme é pesado, então não queiram ler o livro. Apesar de ser uma trilogia para adultos, o filme teve mesmo de ser bem mais leve, cortaram muitas cenas e na minha opinião ainda bem, porque é um filme que esteve nas grandes salas de cinema, está disponível na Internet e, penso eu, deve passar na TV qualquer dia. Ou seja, é de fácil acesso a qualquer pessoa e se não houver controlo parental, de crianças também.



50 sombras mais negras, foi o segundo. Embora continue a haver muito sexo, mas isso há ao longo dos três, ele começa a deixar o apenas sexo de lado, para introduzir o amor, e também umas histórias, o que é bem mais ao meu gosto. Pois é neste que se desmascara e se livram da mulher que o fez ser assim, também é neste que ela é quase morta por uma ex-submissa dele que estava tão obcecada a ponto de não querer que ele tivesse mais ninguém. É neste que ele sofre um atentado por vingança do ex-chefe dela que a quis assediar e é neste, que ele a pede em casamento.



E o meu preferido, em livro e em filme, 50 sombras livre. Como disse antes, continua a haver muito sexo, mas também história, amor, ação, emoção. E confesso, chorei nos outros, mas mais neste e se me faz chorar, vão por mim, porque é bom sinal. Neste casam, ela é chefe na editora, que agora é dele, e acaba por engravidar, sem querer. Mas nem tudo são rosas, ele fica chateado por ela engravidar porque não a queria dividir com mais ninguém, então vai ter com a mulher que o fez ser assim e embebeda-se. Quando descobre, fica magoada e chateada com ele e logo a seguir, a irmã dele é raptada pelo ex-chefe dela e ela ajuda-a sem dizer o que se passa e ele começa a pensar que ela o estava a deixar.

Só que não. Ela, inteligente, faz tudo para que ele a siga, quando lá chega é brutalmente espancada mas ele chega a tempo com a polícia. Descobrem que o ex-chefe fez tudo por vingança porque quando era criança vivia com o Christian no orfanato, eram como irmãos e Christian é que foi escolhido para ser adotado por uma família rica. No entanto, a história acaba bem feliz com eles a viver na casa que andavam a recuperar, com o filho a dar os primeiros passos e ela novamente grávida.



Tenho para vocês 20 curiosidades sobre o filme, passo então a dizer-vos:

1. Após o lançamento do primeiro filme, o trailer tornou-se o mais visto do ano, depois de ganhar 100 milhões de visualizações em pouca mais de uma semana. A Universal e a Focus Features tinham citado marketing online e mídias sociais para a enorme quantidade de visualizações.

2. Foi oferecido a Angelina Jolie a oportunidade de dirigir a trilogia, mas ela recusou.

3. Jamie Dornan teve de aprender a caminhar de forma diferente para desempenhar o papel de Christian, pois ele tende a andar em bicos de pé em vez dos calcanhares.

4. Jamie admitiu que teve de visitar uma masmorra sexual para aprender mais e assim, poder desempenhar o papel.

5. O primeiro trailer inclui uma versão especial de "Crazy In Love" da Beyónce. Ela a gravou especialmente para o filme. A música foi referenciada por Anastasia Steele no segundo livro da trilogia, 50 sombras mais negras.

6. Cada membro do elenco, memorizou as suas falas em apenas  5 dias.

7. A audição para o papel de Anastasia Steele inclui a leitura de um monólogo do filme "Irmarg Bergman, quando duas mulheres pecam" (1966). O monólogo foi utilizado para ver se a atriz poderia lidar com o tema da trilogia.

8. O teste do filme final era para Dakota Jonhson e Jamie Dornan inclui-os reencenando os primeiros e últimos capítulos do primeiro livro, ficando assim com o papel.

9. A escolha dos intérpretes dos papéis de Christian Grey e Anastasia Steele foram dos mais falados em Hollywood, com os fãs a declamar os favoritos como: Garret Hedlund, Chris Evans, Henry Cavill, Matt Smith, Ryan Gosling, Armie Hammer, Robert Pattinson, Matt Bomer e Chris Hemsworth para o papel de Christian e Emma Watson, Scarlett Johansson, Kat Dennings, Olivia Wild, Emilia Clarke, Margot Robbie e Jennifer Lawrance para o papel de Anastasia. Christian Cooke e Dominic Cooper fizeam casting para o papel de Christian, com Stphen Amell em negociações para o papel. Finalmente, Charlie Hunnam e Dakota Jonhson foram lançados, mas foi Jemie Dornan quem acabou por ficar com o papel.

10. Muitas pessoas da comunidade BDSM consideraram o livro/filme ofensivo, por ter um comportamento perigoso e não segue a ideia de seguro, são e consensual.

11. Jamie Dornn revelou que não faria nudez frontal completa para o filme, dizendo que, não foram assinados contratos em vigor para se certificar que o seu pénis não aparecesse no filme. Levantou preocupações para os fãs do livro, temendo que os cineastas tivessem atenuado a natureza explicita e gráfica sexual do material de origem.

12. É considerado o primeiro grande filme fan-fiction.

13. Jamie Dornan embarcou numa rigorosa rotina de treino de 3 horas por dia, assim que foi escalado para o papel de Christian Grey. Ele já tinha sido modelo de roupas íntimas anteriormente, por isso, sempre esteve em boa forma, mas o ator teve de intensificar-se o modelo da personagem. Christian Grey "deve ser a concentração da beleza masculina". A sua dieta foi composta por proteína, bebendo batidos 5 vezes por dia, incluindo todos os dias um às 4:00 - ele levantava-se a meio da noite, usando um despertador, bebia o batido e voltava a dormr. Dornan sentiu que não tinha necessidade de ficar muito grande para o papel, dizendo a si mesmo que Christian não era uma besta. Em vez disso, foi para a aparência extremamente rigída e tinha que manter o abdómen bem definido para os três filmes, recorrendo a muitos abdominais e exercícios básicos diariamente, algo que o ator não era fã.

14. Dornan não gosta de se barbear todo e, quando não está a trabalhar, apresenta-se sempre com uma barba cheia. No entanto, durante as gravações do filme, Dornan teve de fazer a barba todas as manhãs para manter a aparência "limpa" de Christian Grey. O ator estava feliz por ele, pelo menos, não ter que depilar o peito dizendo que por norma não possuí uma grande quantidade de pelos no peito.

15. Lucy Hale admitiu no programa de Ellen que a audição para o filme foi muito desconfortável, e que os produtores decidiram contra a sua escala para o papel porque ela parecia ser muito jovem.

16. A cena mais famosa e explicita do livro - a cena do tampão - não foi parte do filme. A diretora Sam Taylor-Jonhson disse que nunca foi nem sequer discutido como sendo parte do filme e muito menos chegou a ser filmado.

17. A diretora Sam Taylor-Jonhson é casada com o ator Aaron Taylor-Jonhson.

18. A diretora Sam usou muitas conceções no mundo da arte para ajudar na criação do apartamento de Christian Grey, aparecendo na coleção obras de Jake Chapman que é ex-namorado da diretora, Dinos Chapman, John Baldessari, Edward Ruscha, Michael Joo, Gary Hume, Georgie Hopton, Harland Miller e Rob Pruitt.

19. O piso plano do apartamento de Christian Grey, foi criado pelo designer de produção David Wasco por E.L. Janes.

20. Dizem que Katie Cadissy esteve cotada para interpretar o papel de Leia Williams.


E sabiam estas curiosidades? Gostaram dos filmes e dos livros? Contém-me tudo!

Daniela Silva

1 comentário:

@danielasilva_blogger