Cuidados a ter com o calor


Na Europa é verão desde a segunda quinzena de Junho. Porém, o verão anda tímido! Por ser doente crónica, detesto temperaturas elevadas, mas tolero bem até 25/26º, mas nem isso temos tido. A verdade, como todos sabem, a Europa está atravessar uma vaga de calor e que, vai chegar a Portugal nos próximos dias. Agosto chega quarta-feira e promete trazer-nos temperaturas altas a rondar os 40º - para mal dos meus pecados.

Estamos com avisos de alerta laranja em todo o território, salvo o erro, continental. Os mesmos avisos seguem-se sempre de cuidados que devemos ter, os mesmos que crescemos a ouvir, os mesmos que sabemos todos na teoria, mas que poucos colocam em prática. Nós, portugueses, somos muito adeptos do faz o que eu digo, não faças o que eu faço. Os maiores cuidados são com crianças, idosos e doentes crónicos, mas todos devemos ter esses cuidados, ainda que sejamos a pessoa mais saudável do mundo.

A pensar nisso, também eu vos venho falar nesses cuidados que devemos ter. São 7 e muito fáceis de por em prática. Ora vejam.

  • Evitar a exposição direta ao sol - ou seja, quando o sol está mais baixo, quando se faz sentir mais calor, porque há mais risco de queimaduras, de cancro da pele, de nos sentirmos mal, ou até mesmo, morrer! Então, entre as 11h e as 17h, evita estar o sol.
  • Usar protetor solar - sim, podes bronzear, mas protege-te das queimaduras e dos raios UV. Opta por protetores solares de factor 30 ou superior. E sim, existem protetores que mesmo de elevada proteção, bronzeiam. Os meus por exemplo, de rosto e o de corpo, são ambos de factor 50 e fico bronzeada, apenas não fico queimada. Os meus são da Cosmia.
  • Ingerir muita água ou sumos de fruta naturais - o calor desidrata, e a desidratação é um factor de morte, por isso, quanto mais altas as temperaturas, maiores riscos corremos de ficar desidratados. Ingere muita água ao longo do dia ou então, ingere sumos de frutas naturais, não os compres, pois têm sempre açúcar, conservantes, corantes, aromas artificiais...aqui no blog existe uma série de 20 receitas de bebidas que podes fazer tu mesmo, que publiquei o ano passado, em Agosto e Setembro. Serve-te delas ou dos chás gelados da Tetley.
  • Diz não ás bebidas alcoólicas e bebidas muito açucaradas - ou pelo menos reduz o consumo Se gostas de beber uma cerveja no calor, bebe uma ou duas no máximo, não uma grade de cervejas. O mesmo com os açúcares, bebidas ou comida, evita. É pela tua saúde.
  • Chapéu, óculos de sol e roupas leves e frescas - além de estarem na moda e te darem estilo, protegem-te nesta altura. E por favor, não usem óculos de 5€ das lojas dos chineses. Prefiram óculos mais caros qualquer coisa, comprados numa Optica, mas que estejam seguros de que estão protegidos dos raios.
  • Evitar grandes esforços físicos - caminhadas, corridas e exercícios físicos fazem bem a qualquer pessoa, porém opta por fazer nas alturas mais frescas do dia e quando o calor apertar, deixa de lado os esforços.
  • Faz refeições leves e frequentes - de 2h em 2h ou de 3h em 3h. Pouca coisa, comida que digira rápido para que não fiques com um peso no estômago e o calor te faça sentir mal. Vou trazer-vos receitas em breve.
E não se esqueçam, sejam prudentes e protejam-se!

Daniela Silva

7 comentários:

  1. Ótimas dicas! Obrigada pela partilha ❤

    ResponderEliminar
  2. A dica da água eu sigo à risca, quase 2L por dia, as outras sou um pouco mais desleixada mas vou tentando sempre ter cuidado. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante das dicas, são todas bastante importantes.

    www.esmeralda.pt

    ResponderEliminar
  4. Esta semana está prevista um grande pique de calor:))

    Hoje: O meu sentimento não morreu.

    Bjos
    Votos de um óptima Segunda- Feira

    ResponderEliminar
  5. Great tips and a very helpful post! x

    ResponderEliminar
  6. Reforçar estas dicas nunca é demasiado, porque há sempre quem cometa excessos desnecessários.

    r: Mal recebi o teu convite, soube logo sobre o que ia escrever :)
    Muito obrigada, de coração. Significa imenso ler isso!

    ResponderEliminar
  7. Oi, Daniela!

    Ótimas dicas! Cuidados importantes...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger