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sexta-feira, julho 13, 2018

Métodos para manter a calma


Sou uma pessoa nervosa devido à minha doença e também, porque sofro de ansiedade. Juntando o facto de ser nativa do signo carneiro, a impulsividade e explosivismo moram em mim. No entanto, sou muito controlada, apenas nota-se mais o nervosismo quando fazem o que eu não gosto ou sendo mais correta, se metem comigo. Mas a vida não está favorável, estou atravessar uma fase muito complicada. Se estou habituada a obstáculos, estou, mas não aos que interferem com a minha família. Quando começo a ver a luz no fundo do túnel, voltamos a recuar como caranguejos. E não sou pessoa de desabafar, de falar dos problemas, como para dentro.

E isso é mau. O nervosismo anda à flor da pele. Choro por tudo, qualquer coisa me incomoda e expludo com facilidade. Então fui à procura de dicas para me manter calma e resolvi partilhar convosco, porque sei que há muitas mais pessoas a sofrer de ansiedade e de nervosismo, ainda que por motivos bem diferentes e distintos uns dos outros, mas todos são válidos. Desta forma também acabo por reforçar os métodos na minha cabeça sempre que for necessário. Reforço ainda que não tomo nenhum tipo de medicação para isto.


Concentrar na respiração

Manter os pulmões oxigenados é uma forma instantânea para manter a calma. É uma excelente opção porque quando respiramos o nível de oxigénio aumenta e o de tensão diminui, permitindo assim que os pensamentos sejam mais claros. A técnica é inspirar pelo nariz e, ao sentirmos os pulmões cheios, parar cerca e 1 ou 2 segundos e soltar o ar lentamente pela boca. Repetir este processo as vezes necessárias até que te sintas livre do nervosismo.

Racionalizar o problema para manter a calma

Na maioria das vezes, o nervosismo vem de problemas pessoais ou profissionais. Seja qual for o motivo pois ter o conhecimento de causa é um passo para conseguirmos manter a calma. Procura racionalizar o problema e deixar as emoções de lado, assim podemos enxergar os problemas com clareza e tentar encontrar uma solução, o que pode ser bem mais fácil do que parece.

Conversar sobre o problema

Conversar com alguém que já passou por uma situação semelhante, pode ser uma boa solução para manter a calma, porque a pessoa pode ajudar-te a encontrar uma solução. Assim, poderás encontrar a tranquilidade para racionalizar, seja porque vês que alguém que passou por uma situação semelhante conseguiu superar o problema ou simplesmente porque ouviste uma opinião externa.

Tentar desviar a atenção do problema

Temos muita tendência em focarmos-nos no problema e isso aumenta o nervosismo. O melhor será desviar esse foco até que tenhamos solução para esse problema. Isso passa por fazermos algo que gostamos e que nos mantenha ocupados, como por exemplo, ler um livro.

Espero que estas cinco dicas vos tenha ajudado e, se gostaram e acharem relevante, posso trazer este tema mais vezes. Bom fim de semana, beijinho

4 comentários:

  1. Thanks for the beautiful post!
    Kisses :)

    https://elenabienvenido.blogspot.com/

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  2. Também guardo muito coisa para mim, mas a verdade é que não precisamos de aguentar o peso do mundo nos ombros sozinhos.
    Excelentes dicas!

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  3. Bom dia Daniela. É muito bom se consegues o teu sistema. Não deve ser fácil.Gostei muito de ler.

    Hoje:- Acordo, recordo-te em meu coração.

    Bjos
    Votos de um óptima Sábado.

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  4. Lovely post dear! Have a great week! xx

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