Viver com depressão


Não me julguem, mas eu achava que depressão era uma manha, que muitos se aproveitavam disso para incutir pena por eles mesmos e também nos outros por eles. E sejamos realistas, há mesmo quem se aproveite disso. Mas, recentemente, a vida ensinou-me que como em tudo na vida, há casos e casos. Não, não é só porque é a minha mãe a ter depressão que me fez ver com outros olhos, mas sim, o facto de a viver mais de perto.

A depressão não é uma coisa que dói apenas a quem a tem, mas a quem vive perto também. E muito, que por muito que qu0eiramos ajudar, não está ao nosso alcance. Por isso, sofre a minha mãe que está em tratamento num hospital psiquiátrico. Sofro eu, sofre o meu irmão, sofre o meu pai e sofre o meu cão, que está sem ver os donos à algum tempo.

A médica de família já tinha detetado depressão na minha mãe, mas ela nunca foi medicada, nem tratada. O que fez com que fosse piorando até chegar ao ponto de chorar  sem motivo, desejar morrer sem entender a sua razão no mundo, achar que ninguém gosta dela, agredir-se a ela própria e tentar o suícidio.

Tudo coisas que a magoam a ela e a quem a rodeia, principalmente nós, a família. E assim fui vivendo de perto o desgaste psicológico que acaba por interferir com o físico da minha mãe. Antes de escrever este post, fui à procura de testemunhos de quem viveu e vive a depressão, porque é uma doença que se pode tratar, mas não curar de vez. Nesses testemunhos - li vários, acreditem - vi que todos os casos são diferentes, cada um com os seus motivos, alguns até sem motivo aparente, mas todos com a mesma finalidade: tentativa de suícidio.


Então, agora vejo esta doença com outros olhos. Olhos de quem vê que esta doença apenas traz o sofrimento, sofrimento de quem a tem e sofrimento de quem está por perto. Desta história da minha mãe, dou-vos um conselho, se sentirem que esta doença vos está a começar procurem ajuda, tomem os medicamentos, façam tratamento, façam tudo para vos salvarem e evitarem o sofrimento de quem vos ama.

Acredito, tenho fé, que a minha mãe vai curar-se muito em breve. Que vamos voltar a estar os cinco juntos e felizes! E para acabar este post, deixo-vos os sinais da doença para que possam identificar se chegar até vocês:
  • estado de humor persistentemente triste, ansioso e/ou vazio;
  • falta de interesse em atividades que antes eram agradáveis, incluindo relações sexuais;
  • um cansaço invulgar, sem energia e sensação de lentidão;
  • perda de apetite, perda de peso ou ao contrário, excesso de apetite e aumento de peso;
  • perturbações do sono e insónias, acordar demasiado cedo ou dormir demais;
  • perda de expressão emocional;
  • sentimentos de desespero, pessimismo, culpa, inutilidade e desesperança;
  • isolamento;
  • dificuldade de concentração, memorização ou tomadas de decisão;
  • inquietação ou irritação excessiva;
  • dor de cabeça persistente e problemas digestivos crónicos;
  • dor que não se associa a nada;
  • pensamentos relacionados com a morte, ideias e tentativas de suícidio e auto agressão.
Beijinho e sigam na nova fanpage do blog, A Daniela Silva  ❤

Daniela Silva

12 comentários:

  1. É muito complicado... Muita força para vocês , as vezes por lidarmos muito perto com alguem com depressão, podemos entrar nessa onda tb, por isso é estar sempre vigilante enquanto estamos lá para eles. Que tudo corra bem, e pensar sempre positivamente!
    Beijinhos,
    Anita On

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, daqui te deixo um beijinho enorme e desejo que tudo volte depressa ao normal e que a tua mamã se volte a sentir bem. Eu sei que é algo muito difícil mas com tempo tudo volta ao normal! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Todos sofrem e isso é muito mau. Precisas de muita força para conseguires ajudar. MUITA FORÇA!

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça- Feira

    ResponderEliminar
  4. É um assunto delicado e que deve ser tratado com toda a cautela, quem sofre deste problema tem mesmo que ser ajudado. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, como em tudo, há sempre quem se aproveite, mas a depressão é um assunto muito sério. E há sempre quem desvalorize porque, como não se deteta fisicamente, acham que não dói. É preciso estarmos alerta.
    Mando-te toda a força do mundo, espero mesmo que a tua mãe vença - e irá vencer!

    r: Lembro-me, sim, até porque fiz coleção durante muito tempo. Adorava aquela revista. E é provável que ainda tenha números cá em casa :)

    ResponderEliminar
  6. La depressione è davvero bruttissima

    ResponderEliminar
  7. São baratinhas e valem muito, muito a pena!

    Infelizmente sei bem o que é isto... já passei pelo mesmo mas, embora seja difícil, é possível superar. Requer, no entanto, muito esforço interior! <3

    NEW BLOGGERTIPS POST | THE TRUTH OF MY INSTAGRAM. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Nunca lidei com depressão tão perto, até eu começar a achar que a tenho. E de facto não é nada fácil.
    Essa falta de vontade, o sempre a chorar, o não ter controlo nas nossas emoções, acredita, é horrível.

    Muita força.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Viver deprimida é um HORROR ... evitar a DEPRESSÃO ... um sufoco e tentar ajudar uma Angústia!!!
    bj

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger