5 locais para visitar em Vila Nova de Gaia


Já desde os inícios do blog e já vai fazer 2 anos, que quero trazer-vos este post, vergonha, eu sei, mas só consegui trazer hoje. Como sabem ou devem ter reparado, eu sou de VN de Gaia, para mim, um motivo de muito orgulho. Neste post vou sugerir-vos 5 locais que aconselho a visitar na minha cidade. Claro que há muitos mais, mas ficam para outros poat's do mesmo.


Capela Senhor da Pedra

Fica na praia de Miramar e tem este nome, diz a lenda, porque antigamente eram usados os bois para a colheita do sal e, certo dia uma onda arrastou os bois, um pôs a pata numa rocha e conseguiu salvar-se. Verdade ou não, não sei, mas é a história que cresci a ouvir e que todos conhecemos e, a verdade é que se forem à parte de trás da capela e espreitarem para as rochas, ainda é visível a pegada! Aconselho ainda a provarem os gelados de máquina, diferentes de qualquer outro.


Cais de Gaia

É um cartão de visita da cidade e uma das minhas zonas preferidas. Fica junto à ponte de D. Luís I, dum lado da margem do rio, temos a Ribeira do Porto e do outro, o Cais de Gaia. É uma zona bem turistica, por isso, contem em gastar uns bons euros. É uma zona linda, com relva junto ao rio, despojada de cafés, bares e restaurantes. Podem dar uma volta nos barcos, podem andar de teleférico e, para os amantes de vinho, visitar as Caves do Vinho do Porto e ainda, vos aconselho a apreciarem o por do Sol desde o tabuleiro superior da ponte, acreditem, é fantástico.


Praias

Nós, Gaienses, fomos abençoados por 18 km de praia, água gelada, mas em que vale a pena fazer praia, ou estar nas inúmeras esplanadas e bares ao longo dos 18 k, ou simplesmente fazer uma caminhada ou andar de bicicleta, pois existe uma via apenas para bicicletas. Esta zona da fotografia, Lavadores, que fica perto de minha casa, era a zona onde se secava o bacalhau, onde a minha avó trabalhou. Hoje em dia o edifício foi reestruturado para um salão social que serve de extensão à Igreja Matriz de Canidelo, onde está a ser construida uma Igreja.
Tem ainda uns jardins bonitos de frente para o mar e tem ainda, o famoso Hotel/restaurante Casa Branca!


Estuário Reserva Natural do Douro

Também perto de casa, este estuário situa-se na praia Bico de Cabedelo, onde desagua o rio D'Ouro, do lado de Gaia, mais propriamente, onde é feto o Festival Meo Marés Vivas - penso que assim já devem conhecer. O Estuário é gratuito, mas devem ter todo o repito pela natureza e pelas aves.


Cantinho das Aromáticas

Fica na Quinta do Passo, mesmo ao lado de minha casa. É um local de cultivo biológico de ervas aromáticas e a venda dos mesmos. Aquele monumento em pedra foi o esconderijo da D. Inês de Castro e nesta quinta, reside a apresentadora Sónia Araújo, a quinta não é dela, só a casa lhe foi alugada.

Espero que gostem ou se já conhecem algum destes locais, mas digam-me nos comentários. Bom feriado.

Daniela Silva

4 comentários:

  1. Fantásticas imagens... Adorei demais :))

    Hoje; No meu olhar, um sentimento profundo

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira /Feriado.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosas imagens. Estive no Senhor da pedra na segunda feira. Adoro!!

    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  3. Gaia tem lugares maravilhosos *-*
    Agora que penso nisso, acho que nunca visitei o Cantinho das Aromáticas, mas tenho que tratar disso!

    ResponderEliminar
  4. Quero muito conhecer a capela Senhor da Pedra, já vi fotos tão giras, que fiquei muito curiosa :)

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger