5 dicas para manter a motivação nas aulas


Acho que termino por aqui a minha série de post's de regresso às aulas, este ano. Não quero ser repetitiva nos assuntos e deixar outras ideias para o próximo ano. Acho que 4 post''s sobre o tema são suficientes. Então para o último post, trago-vos 5 dicas de como manter a motivação todo o ano, porque também eu fui estudante e sei que nem sempre era fácil manter a motivação.

1. Pensar menos nas dificuldades

Não serve de nada ficar nervoso e pensar na quantidade de coisas que ainda tens que estudar, e no pouco tempo que tens para aprender e memorizar a matéria. Afasta-te dos pensamentos negativos: se acumulaste matérias atrasadas de ontem, faz um plano de estudo a fim de recuperares o tempo perdido, por exemplo, tira um fim de semana para isso. Se não compreendes aquela matéria, procura quem te possa ajudar a aprender. Por exemplo, eu tive um ano em que tive uma professora de matemática que a forma como ensinava eu não conseguia entender e, apesar de matemática não ser de todo o meu forte, eu esforçava-me, então aos sábados ia a casa das minhas primas para que me explicassem e assim, já conseguia entender. Evita ficares irritado contigo mesmo, isso só atrapalha, ou ficar irritado porque não conseguiste cumprir o teu plano de estudo. Não consegue hoje, tenta amanhã, só não desistas!

2. Faz uma lista do que aprendeste naquele dia

Reconhecer o progresso que estás a fazer pode ser uma boa estratégia para quando te sentires desmotivado. No fim do dia, pega num papel e escreve o que estudaste e aprendeste naquele dia, como um sumário que fazemos para cada disciplina, mas um com o geral de tudo e de todas as disciplinas daquele dia. Desta forma, podes ter maior controlo sobre o teu trabalho e ter noção dos teus avanços. 

3. Reconhece as tuas pequenas vitórias

A terceira dica é complementar à anterior. Como em tudo na vida, fica feliz com cada conquista tua, mesmo que pequena, ao longo de toda a preparação para os exames, isso é um dos segredos-chave para acreditar que o teu objetivo pode ser alcançado. Anota cada vitória e aqui ficam alguns exemplos:

> Consegui terminar um ou mais livros da lista de obras obrigatórias?
> Consegui resolver todos os exercícios de determinada matéria?
> Consegui dominar os tópicos de determinada matéria?

4. Cuidar do básico

Lição básica para o exame: corpo cansado não aprende nada. Estuda, sim, mas também descansa! Fazer diretas ou dormir mal e pouco, deixar de te alimentares direito, ou ainda, não fazer mais nada além de estudar, tudo isso é prejudicial para ti, para a tua saúde, para o teu desgaste físico e mental, e não conseguiras atingir os teus objetivos. Se não cuidares de ti, só aumentas a tua desmotivação. Antes de qualquer coisa, pensa m ti mesmo.

5. Mantém o foco no que o teu objetivo significa para ti

Pensa no curso que queres fazer, na área profissional que queres seguir. Porque o queres fazer? Quais são os teus motivos que te fazem querer seguir essa carreira? Há muitas respostas possíveis para essas perguntas e toda as tuas razões são legítimas. Mas tira um tempo para pensar nas razões pessoais para seguires por esse caminho, vais ser feliz em exercer isso?  Esquece as recompensas. Pensa no que significa para ti, pensa se é mesmo o teu sonho e as mudanças que isso te vai trazer no futuro. Estabelece o que é mais importante para ti e dá prioridade aos teus sentimentos. Muito mais do que pensar nas recompensas a longo prazo, abraçar o significado de tudo isso, fará com que sigas o teu caminho muito mais motivado.


Para comemorar dois anos de blog, os 2 leitores que comentarem mais desde o dia 1 de Setembro a 30 de Novembro, ganharam um prémio surpresa!
Segue-me no facebook, A Daniela Silva.

Daniela Silva

3 comentários:

  1. Lovely post dear! Have a great week! xx

    ResponderEliminar
  2. Se nos focarmos nas pequenas coisas e formos fazendo as tarefas com tempo e calma, acabamos por nos sentir menos ansiosos.
    Gostei das dicas :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas! Estão quase a começar!

    O Vazio da saudade...
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger