Esta semana rebentou a bomba de que a Internt está em vias de terminar. Como muitos, a principio achei ser uma fake new, mas está a ganhar contornos sérios e preocupa-me enquanto criadora de conteúdo e, por isso, achei que devia trazer o assunto ao meu blog e espero que vocês também falem no assunto, para ganharmos voz e quem sabe, evitar que tal aconteça.
O artigo 11 determina que as plataformas online, ou seja, sites, paguem uma taxa para poderem partilhar links que redirecionam para notÃcias, podendo apenas apresentar uma pequena parte do corpo de texto de cada noticia. Portanto, se hoje podemos compartilhar notÃcias da CM, JN e etc, livremente, vamos deixar de o fazer, pois se quisermos temos de pagar uma taxa, caso contrário, podemos ser processados. O que torna este artigo estúpido, porque ao fazermos isso, estamos a divulgar o trabalho jornalÃstico, o jornal em questão e a atrair leitores para o jornal, e isto de forma gratuita. E a partir de agora teremos de pagar para o fazer?
E o artigo 13 diz que pretende aplicar um filtro rÃgido, e muito, nos uploads de vÃdeos, imagens, e outros tipos de ficheiro com direitos de autor, para combater a violação de copyrights. Escusado será dizer que isso já existe, se partilharmos uma imagem que já esteja registada a pessoa pode muito bem exigir indemnização, afinal estamos a utilizar a propriedade de outrem. Mas com a aplicação do artigo 13 dá processo, e desta vez não somos nós a ser processados, mas a empresa onde fazemos esse upload. E assim, será o fim da Internet.
Os artigos 11 e 13 foram aprovados pela União Europeia no passado Junho de 2018 e, caso sejam aplicados, a internet pode acabar já em Janeiro de 2019. Já imaginaram a quantidade vÃdeos e imagens que tem na Google, Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest têm? Acreditam que seria possÃvel cada empresa ter dinheiro para tantos processos? Não! E já avisaram que desligariam da Europa, tanto que o Youtube anda a pedira a ajuda dos Youtubbers. Mas não é apenas o Youtube que fica em risco, mas toda a Google, não esquecendo que plataformas como o Youtube e Blogger fazem parte da Google. Fala-se muito no youtube, mas nós bloggers também somos prejudicados, pois o simples facto de mostrar um produto da marca X, não será possÃvel. Assim, como redes sociais e senão tivermos redes sociais, youtube, blogs, a Internet não terá mais serventia.
Claro que não ouvimos televisão e jornais falarem sobre isso, são eles os beneficiadores de tudo isto, pois com o fim de youtube que é a televisão do futuro, eles voltam a ter audiências, o que para mim, tal aconteceu porque a tv exibe conteúdo desinteresssante, aliás, foi exatamente por isso que eu deixei de consumir de tv. Façam passar a mensagem, o meu amigo Marcos Trindade já fez um post sobre isso, youtubbers como Wuant, Windoh, Pi e até os brasileiros Filipe Neto e Gato Galático, já fizeram vÃdeos, vou deixar todos aqui em baixo e é IMPORTANTE que vejam, para entenderem a gravidade da situação.
Já assisti alguns desses vÃdeos, mas como tu dizes só se fala no youtube e nada do blog visto que é um meio de partilha de coisas, mas não entendi assim muito bem sobre esse assunto, mas vamos ver o que vai surgir daqui para a frente
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post //Intagram
Tem post novos todos os dias
Boa tarde- A verdade ´e que o facebook já corta muitas publicações e castiga os publicadores. Publicidade só paga. Enfim... já não digo nada.
ResponderEliminar.
* Da minha Janela, olho o além ( Poetizando e Encantando ) *
.
Votos de feliz fim de semana.
Era o fim de muita coisa. É com cada uma!! Lol
ResponderEliminarInstigante passadiço do nosso silêncio. [Poetizando e Encantando]
Beijos e um excelente fim de semana
Caramba. Estava totalmente por fora disso.Espero que não seja verdade.
ResponderEliminarJovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia