Dia da criança



Quando olho para trás, penso no porque de não ter dado ouvidos àqueles que me diziam para não ter pressa de crescer, pois era a melhor fase da vida. E hoje sou eu que dou esse conselho e eles não me dão ouvidos. Não posso reclamar, eu fiz o mesmo e todos nós, certo? E não se trata de uma frase cliché que pertence aos adultos, mas sim um conselho bem sábio.

Quando somos crianças temos pressa de nos tornarmos independentes, de sermos adultos porque nos parece que somos donos da nossa própria vida, que podemos fazer o que quisermos sem dar satisfações a ninguém. Quando crianças, o mundo dos adultos parece-nos um conto de fadas.

Nem aproveitamos o momento como deve ser, porque ansiamos um futuro que nos parece melhor. Acreditem que a melhor fase das nossas vidas é mesmo essa, a fase da inocência, em que não temos maldade no coração, onde a rotina da escola que muitos reclamam e dizem não gostar, vão sentir saudades de essa ser a vossa única responsabilidade e saudades dessa rotina.

A vida adulta é muito chata. Não, não somos donos da nossa própria vida como seria suposto. Existem pessoas a falar da tua vida, como se fosse delas ou pior, como se as delas fossem exemplo para alguém. E quando vives com os teus pais é a eles que deves satisfações da tua vida, simplesmente porque estás debaixo do teto deles. Se namoras, juntas ou casas tens justificações a dar ao teu parceiro. E se tens filhos, não podes fazer aquilo que te apetecer pois servirão de exemplo para eles, a menos que não te preocupa o que eles serão, mas isso são outros quinhentos.

Ser adulto é ter sempre teres uma infinidade de dedos apontados para ti, porque fizeste aquilo, porque comeste isto, porque te vestes assim, porque tens um perfume xpto, porque compraste uma raspadinha e saiu dinheiro, porque andas com fulano. Enfim, a tua vida passa a ser como uma atuação onde tens um júri imenso que está ali para criticar tudo o que fazes e não fazes e cada passo que dás.

A tua vida passa a ser um mar imenso de preocupações. Preocupação em ter um emprego que sustente o teto onde moras, que pague as tuas contas. Uma preocupação com o ter tudo em dia, principalmente quando temos alguém a nosso cargo.  Preocupação com impostos, finanças, segurança social. Preocupação com os nossos deveres cívicos.

E os desgostos do coração? Dão uma saudade de quando as nossas dores eram um joelho esmurrado. Para não esquecer que a mente do adulto se torna perverso, que nos nossos corações passa a existir maldade, embora ainda haja muitas pessoas que não as praticam. Mas aquela inocência que não nos permite enxergar o mal em ninguém, faz-nos estar sempre de pé atrás.

Felizmente, ainda vive uma criança dentro de mim, capaz de brincar até com as coisas mais parvas e triviais. Ainda possuo uma certa inocência que me faz acreditar no lado bom de toda a gente. Dou tudo de mim, até a roupa do corpo se for preciso e 80% das vezes, só recebo ingratidão, sou magoada e pisada sem dó. Mas mesmo assim, não viro as costas a essa pessoa. A minha mãe costuma dizer que como sou, julgo toda a gente por igual e lá lhe digo que prefiro ser assim, do que ter maldade no meu coração.

Então crianças, só vos quero dizer que não tenham pressa. Aproveitem quando as vossas preocupações são joelhos esmurrados, a escola, o ter de viver sobre as ordens dos pais. Porque há tempo para tudo e para ser adulto, que será a vossa fase até ao fim da vida. Vão haver muitas saudades de quando eram crianças, mas não terá retorno. Um feliz dia das crianças, beijinho.

Daniela Silva

16 comentários:

  1. Todas as crianças querem crescer e ser adultos e todos os adultos têm pena de terem crescido. É a lei da vida. O ser humano nunca está contente com o que tem,
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, a Daniela disse que dá à sua cria o mesmo
      conselho que recebia de sua mãe; não cresça criança.
      Acontece que ela, como eu e você, também crescemos,
      para tristeza(?) ou alegria(?)dos que cuidavam da gente.
      Essa roda, Elvira, não deixará de girar enquanto vida tiver,
      porque tudo começa e acaba num sopro de mágica. Esse
      grão de mostarda em pouco se transformará numa frondosa ár-
      vore com flores e frutos embelezando o quintal.
      Um beijo para você minha amiga e outro nessa garota que tem
      nos olhos bonitos o viço da felicidade.

      silvioafonso


      .

      Eliminar
  2. também acho :D

    eu tenho síndrome de Petter Pan (risos) :P

    NEW WISHES POST | 12 DAYS TILL MY BDAY!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. É muito importante não deixarmos morrer a criança que há em nós.
    Um abraço e um bom mês de Junho.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  4. UM texto brilhante. Parabéns Daniela:))

    Hoje:- Quem me dera voar nas palavras de alento. [Poetizando e Encantando]

    Bjos
    Votos de um óptimo Fim-de-Semana

    ResponderEliminar
  5. Como a gente paga com a língua, né? Lembro de achar uma grande bobagem essas frases de "aproveita que essa é a melhor frase" e, hoje em dia, sou eu quem fala isso, como tu disse no início do texto. A questão é que a gente passa a vida sempre querendo viver no passado ou no futuro, já parou pra pensar? Estamos sempre esquecendo de aproveitar o presente. Uma pena, né? Adorei a tua reflexão!

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.com.br

    ResponderEliminar
  6. Essa vontade de crescer acaba por ser, de facto transversal. Mas é tão importante desfrutarmos de cada etapa no seu momento certo *-*

    ResponderEliminar
  7. Childhood was best, i wish i can go back into that time :) Well written.
    New Post on Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  8. Pequenada, não tenham pressa de crescer...



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Que texto incrível! Tenho muita saudade da minha infância. Não me preocupava com nada. Eu só brincava e estudava. Um tempo muito bom.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito da fase da vida que estou a viver.
    Saudades da infância?
    Só se fosse para viver mais...
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espirituosa resposta, meu caro.
      Pedrão um abraço, com a permissão
      da proprietária da casa é claro.


      .

      Eliminar
  11. Lovely post dear! Have a great week! xx

    ResponderEliminar
  12. Você tem toda razão. Saudades da minha infância.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  13. Voltei para ver o blog, ver
    você e beijar os dois.

    silvioafonso





    .

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger