S. João e S. Pedro da Afurada 2019 - 1º dia



A primeira festa de S. Pedro na Afurada, ocorreu no ano de 1908 aquando da construção da Capela que continua a fazer a mesma até hoje, 111 anos depois. S. Pedro é o padroeiro da freguesia e dos pescadores também, que são a maioria dos habitantes da terra – eu, sou neta, sobrinha e prima de pescadores e de peixeiras. A Afurada tem uma grande tradição religiosa, da qual se salienta uma majestosa procissão, acompanhada também pelos pescadores com os trajes tradicionais, que transportam santos de tamanho real, muitos deles fazem isso descalços para pagar promessas. No final da procissão, junto ao rio Douro procedem à cerimónia de bênção dos barcos que se manifestam através dos morteiros que atordoam o ar. A população sente este ato até às lagrimas, louvando até ao fim, o S. Pedro.

Porém, essa procissão é no dia de S. Pedro, dia 29, mas se esse dia não for a um domingo, é festejado no último domingo da festa, ou seja, este ano será dia 30 de junho. Acredito que a maioria dos portugueses já ouviram falar desta festa devido à tradição. Eu vivo-a intensamente, está no meu sangue, pois parte de mim é esta festa. E o meu avô que tanta devoção e amor tinha a esta tradição, deixou-a para mim como herança. A maior tradição não só desta, mas de todas as festas de Portugal é a sardinha assada, que eu não gosto. Talvez por ter comido tanta sardinha quando era criança, hoje o cheiro dá-me vómitos. Mas adoro tudo o resto.

Mas ao longo dos dias vou revelando mais. Hoje deixo-vos um vídeo de quem vai atuar, também na Afurada, mas em 2014!

Daniela Silva

10 comentários:

  1. Não conheço essa festa mas parece-me bem :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Para mim que sou do Sul e que conheço mal o Porto e nunca aí estive no Verão este post é muito interessante.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por trazer coisas novas aos meus leitores :)

      Eliminar
  3. E é por causa desta folia que aqui o João Pedro é um gajo alegre.
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  4. Lovely post dear! Have a great weekend! xx

    ResponderEliminar
  5. Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos ❤️..

    Meu Blog: Ganhadores do Caruaru da Sorte

    ResponderEliminar
  6. Derivado ás mini férias, passo para deixar um olá e desejar um feliz fim-de-semana.
    Hoje:-Férias que deixam saudades...

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderEliminar
  7. Adoro este género de posts... que me dá a conhecer as festas, com toda a animação daí... já que não conheço o Porto, tão bem quanto gostaria!...
    Beijinhos! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger