O que é a Páscoa? Como explicar às crianças?


Pode parecer esquisito, mas a maioria da população não sabe o que é a Páscoa nem o significado. Por isso, hoje trago uma explicação para que também as possam ensinar às vossas crianças, para que elas não cresçam na ignorância.

O Domingo Pascal nunca tem dia certo, ele depende do Carnaval, mas conta sempre 40 dias após o mesmo, por isso, este ano é dia 21 de Abril. Mas normalmente ela ocorre entre os dias 22 de Março e 25  de Abril e, ocorre no domingo após a primeiro lua cheia, após o equinócio da Primavera.


A história e o significado da Páscoa

Páscoa vem da palavra hebraica pesah que significa passagem, para os povos mais antigos significa a passagem do Inverno para a Primavera, mas para os cristãos significa a morte de Jesus Cristo, que optou por morrer na cruz para nossa salvação.

O Período de Quaresma celebra-se a contar 40 dias após a terça-feira de Carnaval, e é o feriado que encerra a semana santa, este ano foi ontem, dia 19 de Abril, mas é sempre na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É costume os cristãos não comerem carne nesse dia, pois significa o começo da crucificação de Jesus Cristo, que termina no Domingo de Páscoa, que faz os três dia onde Ele ressuscitou.

Segundo o Evangelho, Judas Iscariotes traiu Jesus, entregando-o. Judas foi um dos seus doze discípulos, mas entregou-o em troca de 30 moedas, dando-lhe um beijo na face. Ao ser  crucificado, Jesus sacrificou-se pelo Homem para pagar o preço dos pecados de todos, abrindo assim, uma nova vida de relação mais profunda e honesta com Deus.


Como podemos explicar a Páscoa às crianças?

Sabemos que tudo que vem de Deus é complexo e para as crianças, o melhor é simplificar. O melhor método será contar uma história, lê-lhe um livro ou explora os seus contos favoritos. Tudo faz parte da vida, a morte, as pessoas más e nem sempre, podemos fugir delas. É bom para elas que saibam disso cedo, para crescerem mentalizados.

O coelho da Páscoa e o ovo da Páscoa

O ano passado, contei aqui a história da Páscoa e a origem do coelho e do ovo da Páscoa, mas para quem não leu, vamos recapitular para também podermos contar às crianças, porque elas são curiosas e vai surgir o por quê.

No caso de não seres católico e de não quereres passar esses valores aos teus filhos, foca-te em dizer-lhes que a Páscoa é o solstício de Primavera e que a Páscoa é uma tradição originada por povos antigos, para celebrar a chegada de dias maiores.

O coelho foi o animal escolhido para representar a Páscoa, pois ele representa a fertilidade. É um animal que se reproduz muitas vezes e em grande quantidade. Para os povos antigos isso simbolizava a preservação da espécie e melhores condições de vida, numa altura em que a taxa de mortalidade era elevada. Também no Egito antigo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Tanto no significado Judeu como no Cristão, a data relaciona-se com a esperança de uma vida nova e por isso, também os ovos de chocolate estão no contexto de  fertilidade. A imagem do coelho da Páscoa foi trazida da América pelos emigrantes alemães no final do século XVII e início do século XVIII.



Se achaste este post útil, partilha-o para me ajudares na divulgação.
Segue o blog e também nas redes sociais.

Daniela Silva

5 comentários:

  1. Passando a fim de desejar uma Excelente Páscoa. Com muito amor. Paz. Harmonia. Confraternização. Compreensão, e que todos os sonhos se renovem. Que seja extensivo aos vossos familiares e amigos. Obrigada por estarem sempre comigo.
    *
    Para todos uma Santa Páscoa.
    +
    Que todos os nossos/ vossos sonhos se renovem

    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  2. Dia de Páscoa, unem-se os afectos
    Vive-se o amor, a liberdade, a ressurreição
    Liberta-se a alma das tristezas e desertos
    Que se transportam no coração
    ~~
    Que o tempo seja sempre mote de reflexão
    Que nos corações de todos haja renovação
    E que permaneça para sempre o bem estar

    Em nome de ambos, desejamos que passem uma óptima Páscoa
    Que a o Senhor seja Louvado.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas explicações, desconhecia algumas, no entanto acho que " optou " não é a melhor palavra para este caso...

    " ... para os cristãos significa a morte de Jesus Cristo, que optou por morrer na cruz para nossa salvação. "

    ResponderEliminar
  4. Bela explicação. A Páscoa é isso mesmo.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  5. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Nesta Páscoa passei por isso. As pessoas não têm a noção do que isso é. A Páscoa não é chocolate, não são amêndoas, não é o Compasso ir à residência nas aldeias sujar, comer de graça e levar dinheiro. A PÁSCOA ESTÁ COMERCIAL! Os Padrinhos não são para um dia.
    Nem sabem, não pesquisam que Jesus não morreu na cruz, mas sim numa estaca. NÃO QUEREM QUE SAIBAM A VERDADE, MAS SIM DO DINHEIRO QUE A MENTIRA DÁ!
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger