História da Páscoa


Hoje é dia de Páscoa e, visto que muitos nem o significado conhecem, eu pesquisei coisas para vos trazer, assim quem se interessar por saber mais um pouco, porque o saber não ocupa o lugar, podem ler e obter conhecimentos. Espero que gostem e boa Páscoa para todos.

Origens do termo

A Páscoa é uma data comemorativa das mais importantes que existem. A origem remonta para muitos séculos atrás, a.C. mesmo, apesar de ser um marco religioso. O próprio nome Páscoa vem do latim, Pascae e, na Grécia Antiga também lhe chamavam de Paska. Porém, a sua origem mais remota é na época dos Hebreus, que eles chamavam de Pesach, que cujo significado é passagem.

Nas civilizações antigas

Os hisoriadores tiraram conclusões que fazem crer que esta festa de passagem era comemorada na Europa há milhares de anos, principalmente na região do mediterrâneo, algumas sociedades incluíndo a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de Março. Normalmente, esta festa era festejada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos mais antigos, o fim do inverno e início de primavera era de uma importância extrema, porque estava ligado a maiores chances de sobrevivência, em função do rigoroso inverno que se sentia na Europa, dificultando assim, a produção de alimentos.


Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data tem um significado muito importante, marca o êxodo desde o povo do Egito, mais ou menos em 1250 a.C., onde estes foram aprisionados por faraós por muitos anos. Esta história está no Novo Testamento da Biblia, no livro do Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos Hebreus pelo Mar Vermelho, onde fugiram do Egito, liderados por Moisés.

Nesta data, eles comem o matzá, que é um pão sem fermento, para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não tiveram tempo para fermentar o pão.

Páscoa Cristã

Para os primeiros cristãos, a data era a celebração da ressureição de Jesus Cristo, e ainda o é. O festejo é realizado no domingo seguinte ao equinócio da primavera,a 21 de Março. 

Para os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considera como a Semana Santa. Esta semana tem início no domingo de ramos, que marca a entrada de Jesus em Jerusalém.


Coelhinho da Páscoa e os ovos

O coelho está simbolicamente relacionado com a data comemorativa, porque este animal representa a fertiliade. É um animal que se reproduz muitas vezes e em grande quantidade.  Entre os povos antigos, a fertilidade era sinónimo de preservação da esp´cie e melhores condições de vida, numa altura em que a taxa de mortalidade era elevada. No Egito Antigo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Tanto no significado Judeu como no Cristão, a data relaciona-se com a esperança de uma vida nova e os ovos de chocolate também, estão nesse contexto da fertilidade.

A figura do coelho da Páscoa foi trazida da América pelos imigrantes Alemães, no fina do seculo XVII e início do século XVIII.

Daniela Silva

6 comentários:

  1. Adorei! Super interessante mesmo, obrigada pela partilha ❤

    ResponderEliminar
  2. Algumas coisas não sabia, feliz Páscoa
    Beijinhos
    Novo post (Review Mala De Senhora) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. É sempre importante sabermos o verdadeiro significado do que celebramos!

    Beijinhos e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  4. Bem, que curiosidades incríveis. Confesso que não sabia de quase nada ahah

    Beijinhoos,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger