Tudo sobre os chás


Eu sei que ainda há quem não goste de chá ou infusão, mas a grande maioria, como eu, gosta. Eu sei que a melhor coisa que pudemos beber é a água, mas para mim, a água só sabe bem quando é gelada, se for daquela que embacia a garrafa de tão gelada, melhor ainda. Não fiquem preocupados com a minha garganta, até hoje ela não se queixou e se querem uma dica, água gelada é boa para perder peso - um dia, escrevo-vos sobre isso.

Mas claro, não bebo água gelada a não ser no tempo mais quente! No tempo mais frio opto mesmo por beber chá. E chás e infusões existem diversos, todos diferentes para todos os gosto e, eu sei que não é novidade para ninguém, cada tipo tem efeito curador para alguma coisa que substitui os medicamentos, ou faz bem a isto e àquilo. O que nem todos sabemos, é o para o quê que cada um deles faz bem. E é isso que venho fazer.

Porém, existem tantos chás que se fosse falar tudo num só post, não sairíamos daqui 🙈🙉🙊. Por isso, optei por fazer deste tema uma série de post's, neste irei falar de 5 chás/infusões, daqui a uns dias falo de mais  3 e por aí adiante.


Erva Cidreira


A erva cidreira está aliada ao sistema digestivo e ajuda a libertar gases. Por tanto, este é um bom chá para se tomar a seguir às refeições por pessoas que sofram de problemas de digestão. Ele tem ainda um efeito calmante, como um sedativo natural. Melhora a qualidade do sono, alivia as cólicas menstruais e intestinais, previne disturbios renais, alivia a tosse, as dores de cabeça, promove o bem-estar e a tranquilidade, ajuda a tratar o nervosismo, agitação e disturbios do sono, ajuda a tratar a herpes, catarro, arrotos, palpitações e vómitos, combate a retenção de líquidos e ainda, limpa, revigora e cicatriza a pele.

Camomila



O chá de camomila é conhecido por todos nós, pela sua ação calmante. A camomila é boa para acalmar a ansiedade, combater a insónia e alivia as enxaquecas. Sendo a opção recomendada durante a TPM, pois ajuda a apaziguar as cólicas, além de acalmar. Se tens distúrbios do sono e queres dormir melhor (quem não quer?), mistura uma colher de camomila e uma colher de erva cidreira no mesmo chá para um efeito sedativo melhor.


Este chá tem ainda propriedades de cura e antioxidantes, por isso, limpa e hidrata a pele, sendo por isso, um ótimo aliado para a beleza, tratando desde o interior. Acelera ainda o processo de cicatrização das feridas pequenas e ajuda a desinfetar. Ajuda também contra o envelhecimento precoce. Se deixarem uma noite, uma bolsa de infusão de camomila no frigorificio, poderão depois aplicar sobre os olhos, pois reduz o inchaço, as olheiras e sinais de fadiga. Também para quem sofre de caspa, o chá de camomila é um bom aliado, além de ajudar a tratar, alivia a comichão do couro cabeludo.

Ajuda também a tratar problemas do estômago como gastroenterites, náuseas, cólicas. Ajuda ainda a acalmar os espasmos musculares. Ajuda a combater as úlceras, ajuda a prevenir e tratar infeções e bactérias. Ajuda no controlo da diabetes e também das hemorroidas.

Hortelã




Tem um aroma revigorante e serve como um antiparasita ou antifúgico, sendo por isso, bom para matar as bactérias, principalmente as do intestino e ajuda com os gases. Melhora a digestão e combate a azia. Auxilia na saúde da pele, na dor de cabeça, ajuda na digestão, combate febre, tosse e constipação. Controla a diabetes, limpa o fígado de toxinas, melhora a saúde bucal, reduz os níveis de stress.

Ajuda a tratar problemas de pele, queimaduras solares, rugas e envelhecimento precoce. É muito benéfico para quem sofre de asma, porque melhora o congestionamento, mas não abusem, pois pode irritar o nariz e garganta. Ajuda ainda a melhorar a tensão e a equilibrar as hormonas. Combate as dores musculares, pois ajuda a relaxa-los e ajuda a desinflamar.

Ele produz novas células no corpo em substituição das que já estão danificada, para que o corpo se mantenha saudável. Ajuda ainda a melhorar problemas de diarreia. E esta sim, todos sabemos, ajuda na perda de peso, trata também de infeções e náuseas e vómitos. É bom para combater o acne. 

Já conheciam todos os benefícios destes 3 chás? Gostam de consumir chá? Digam nos comentários quais os chás que mais gostam, mesmo que não sejam nenhum destes que falei acima. Beijinho

Daniela Silva

3 comentários:

  1. Adorei a tua publicação. Obrigada pelas dicas, adoro chás. :))

    Hoje:-Das cartas que eu nunca te enviei.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira.

    ResponderEliminar
  2. Adoro chá e é raro o dia em que não bebo! Menta e camomila são os meus favoritos *-*

    ResponderEliminar
  3. Looks delicious!!! Thank you for recipe :-)

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger