Como saber ver as listas de ingredientes



Para começo de conversa, saliento que eu não sou nutricionista, nem tenho formação em nada a ver com este tema e, o que vos vou dizer eu aprendi a ouvir nutricionistas que tenho seguido. Por isso, tudo o que se segue é com fonte de profissionais, mas em caso de dúvidas, consultem vocês mesmos um profissional da área.

Nós temos muito a tendência de nos guiarmos pelas tabelas nutricionais e por norma, achamos que por ter poucas calorias não nos vai fazer mal, e nem prestamos atenção à lista de ingredientes. Eu também era muito assim, mas, recentemente, aprendi que é errado e mudei esse hábito, aprenndi a ler as listas e saber as ratoeiras que nelas existem. Sim, disse ratoeiras, mas já lá vamos! Ainda sobre as tabelas, tenho duas coisas a dizer. A primeira é que também é importante lermos as tabelas, porque elas trazem sempre a quantidade por 100 ml, porque é obrigatório, e ao lado têm sempre pela medida do produto que vamos consumir e nessa tabela, além das calorias temos as gramas do açúcar, do sal e etc., que é importante termos essa consciência. A segunda coisa que vos quero dizer é que o Continente, não tenho conhecimento de outra marca, tem nos seus produtos alimentares de marca própria, um semáforo, ou seja, aquelas mini tabelas que normalmente vem na frente da embalagem, vem com cores. Sendo que tudo verde ou pelo menos um laranja, podem consumir à vontade, mais que um cor de laranja ou vermelhos, esqueçam, ou tem açúcar a mais ou sal, então se querem um estilo de via saudável não comprem!!




Então, vamos às listas e as ratoeiras. A primeira coisa que aprendi é uma lista quanto mais pequena for, mais saudável ela é. As listas compridas por norma trazem ratoeiras, duvidem sempre delas e não queiram essas opções. Aprendi também que as listas têm uma ordem, começam pelos ingredientes com maior quantidade até ao menos. Por tanto, logo nos primeiros açúcar, sal, farinha de trigo, esqueçam, de saudáveis não teem nada. Se na lista encontrarem nomes que nunca ouviram falar, duvidem sempre! Outra ratoeira são os nomes que usam para camuflar o açúcar, tipo xarope de milho e sempre que leem "xarope de" podem deixar na prateleira, porque é açúcar e outros nomes como: frutos, glicose, lactose e tudo o que acabe em "ose" também podem fugir, pois são açúcares.

Por muito que um produto diga que é magro ou 0%, fiquem atentos às listas, pois são elas que nos dão a realdidade dos produtos, por exemplo, no outro dia bebi um iogurte magro com 10g de açúcar. E esqueçam os produtos light, magros, 0% gordura, porque tiram gorduras do produto, mas adicionam açúcar. Então, já sabiam?

Daniela Silva

YOU MIGHT ALSO LIKE

6 comentários:

  1. Adorei este post, super útil pois quantas vezes não compramos coisas que pensamos ser saudáveis e afinal são tudo menos isso... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Muito importante o teu post! Obrigada, Daniela!

    Olho a candura das ondas bravias

    Beijo e um excelente dia.

    ResponderEliminar
  3. Nossa confesso que algumas coisas não sabia mesmo
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Cada vez abstenho-me mais de comprar doçuras , sumos, e coisas cheias de sal e açúcar. Boa publicação, bem precisa.

    Hoje; Contrabalanço de nuvens densas

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  5. Aprender a ler os rótulos é mesmo importante, porque permite-nos não cometar tantas asneiras. Nada como andarmos informados :)

    ResponderEliminar
  6. Interesting post dear! thanks for sharing xx

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger