504 | 9 anos de Niko + curiosidades sobre a raça Sharpei


Hoje o Niko, o meu animal de estimação, completa 9 anos. Não fiz muitos post's dele, mas os que fiz, já revelei muita coisa. Por isso hoje, para simbolizar este dia, vou deixar-vos com algumas curiosidades sobre a raça Sharpei, uma vez que não é uma raça muito comum. Por isso, a este meu amor, que venham mais 9 anos junto a ti, no mínimo.

A raça Sharpei não é das raças mais fáceis de lidar, mas tudo o que nos dão, compensa. Não vos vou dizer que donos inexperientes não optem por esta raça. porque eu nunca tinha tido nenhum antes e nunca tive qualquer problema devido ao seu temperamento, mas digo para pensarem bem e ver se tem um estilo de vida adequado.

Eles estão nos grupos de cão de caça, cão de montanha, cão de luta, cão pastoreio, cão de guarda. O tamanho em média dos machos e das fêmeas é de 45 a 50 cm e o peso ideal é de 20 a 28kg. Numa escala de 0 a 6  têm:
  • Energia - 4
  • Gosto por brincadeiras - 2
  • Amizade com outros cães - 2
  • Amizade com estranhos - 4
  • Amizade com outros animais - 3
  • Proteção - 5
  • Tolerância ao calor - 3
  • Tolerância ao frio - 4
  • Necessidade de exercício - 4
  • Apego ao dono - 5
  • Facilidade de treinamento - 2
  • Guarda - 6
  • Cuidados com a higiene do cão - 4
* fiz a escala com base na experiência com o meu cão.





ORIGEM E HISTÓRIA DA RAÇA

A raça Sharpei viveu nas província do sul da China, desde a dinastia Han - cerca de 200 a.C. A certeza disso surge no século XIII em documentos que descrevem um cão enrugado e provam a existência da raça. As origens ainda são desconhecidas, mas como apenas o Sharpei e o Chow-Chow têm a língua azul e ambos provém da China, é muito provável que eles tenham o mesmo ancestral. A história da raça Sharpei é difícil de traçar porque a maioria dos seus arquivos foram perdidos aquando a China tornou-se comunista. Nessa época, a raça trabalhava com os camponeses, como cães de guarda, caçador de javali e cão de luta. Depois do comunismo, a maioria dos cães chineses foi eliminada e sobraram muito poucos fora das cidades. Alguns cães Sharpei foram criados em Hong Kong e Tawain e o Kennel Club, de Hong Kong reconheceu a raça em 1968. Por esta altura, alguns da espécie chegaram à América, mas o momento decisivo foi em 1973 quando foi feito um artigo  que alertava os criadores para os números baixos da raça, anunciando que o Sharpei era o cão mais raro do mundo. Por causa disso, os criadores disputavam entre si os cães que existiam. Desde aí o Sharpei passou de um cão em extinção para estar no auge da popularidade, sendo uma das raças mais conhecidas na América nos dias de hoje. É conhecido pela pele solta e pelas rugas, principalmente quando bebés, já quando adultos as rugas podem desaparecer, como no meu cão, e ficarem somente na cabeça, pescoço e ombros.

TEMPERAMENTO

O sharpei é um cão auto-confiante, sério, teimoso, independente e muito seguro de si. Embora ele não seja muito expressivo, é um cão super devoto à família e protetor em relação aos mesmos. Em relação a estranhos, pode ser um cão reservado e desconfiado. Sabem caçar gado e outros animais, embora eles se deem bem com os outros animais da família. Precisam de serem estimulados tanto fisíca como mentalmente todos os dias, mas ele satisfaz-se com brincadeiras ao longo do dia ou passeios. Ele não gosta de estar sempre ao ar livre, e divide muito bem o seu dia entre a casa e o quintal. O seu pelo por  ser curto necessita apenas ser escovado uma vez por semana, mas as dobras necessitam de um maior cuidado devido às irritações da pele e bem enxugadas aquando dos banhos, para não deitarem mau cheiro.

Daniela Silva

8 comentários:

  1. Hello, thanks for the information. Have a nice day

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns por estes 9 anos *-*
    Adoro a raça!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns para o teu cãozinho. Muito bom!:)

    Vagueando livremente
    Beijos e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. É das raças que mais gosto, mas por acaso quando andávamos à procura de um outro cão para fazer companhia ao nosso mais velho (labrador) informaram-nos que o sharpei não gosta lá muito de conviver!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Nossa que ele é mesmo lindo o teu animal, mas confesso que não sabia que tinhas esses cuidados
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Ohm, o Niko é mesmo fofinho! Os meus parabéns a ele!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  7. Sou sincera, prefiro gatos. Tenho receio dos cães. fui mordida.

    Do nosso amigo, Gil António:- Hoje » Primaveras de amor, chegando.

    Bjos
    Votos de uma boa noite.

    ResponderEliminar
  8. Adoro esta raça!
    Muitos Parabéns para o Niko, que venham muitos mais :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger