Festas populares



Hoje quero falar-vos de um gosto meu, que são os Santos Populares, cada um com os seus e suas tradições, mas eu celebro quatro. O Santo António já passou e apesar de uma certa zona da minha terra o celebrar, eu não. Os “meus” começam já esta semana. A partir do dia 20 a dia 1 começam as festas da Afurada, porque dia 24 é o S. João e dia 29 São Pedro.

Eu nasci cá em Gaia, na freguesia de Mafamude, porém a minha mãe é da Afurada, onde vivi dois anos e o meu pai, de Canidelo onde vivi e vivo até hoje. Por isso, eu celebro dois de cada terra e segundo a minha mãe, herdei o gosto pelas festas populares do meu avô materno, que também gostava muito.

Então a partir do dia 20, começam as festas da Afurada, primeiro o S. João, pois é o Santo que celebramos aqui no Porto e no dia 29 o S. Pedro, que é o nosso padroeiro. E este ano temos um cartaz recheado, como sempre, passo a citar para os interessados:

Dia 20 – Expresso 86
Dia 21 – Baile 5
Dia 22 – Fusiforme
Dia 23 – Luigi Ferreira, José Malhoa
Dia 24 – Toy
Dia 25 – Deau, Piruka
Dia 26 – Noite de Fados
Dia 27 – Aldo Lima, Fernando Rocha, Francisco Menezes
Dia 28 – Ana Duarte, Matias Damásio
Dia 29 – Trio Elétrico, Toque Social, Ciganos D’ouro, Richie Campbell, Mastiksoul
Dia 30 – Porto Sentido, Diapasão
Dia 1 – Quim Barreiros

Por isso nestes dias haverão posts diários como se fosse um jornal sobre as festas, se eu não conseguir passar nos vossos blogues nesses dias, espero que entendam, pois vivo estes dias e ainda tenho que escrever.

Porém as outras serão em julho, pois a minha terra celebra o São Vicente Férrer e o nosso padroeiro é o Sto. André, que é em novembro ou dezembro, mas por ser uma época de frio, juntaram os dois na mesma festa, que será dia 12, 13, 14 e 15 de julho. Já sei qual é o cartaz, mas não posso divulgar. Porém, quando for divulgado eu venho dizer-vos.

E vocês, quais são os santos que comemoram nas vossas terras? Gostam ou nem por isso destas festas? Comentem, sigam o blog e acompanhem-me nas redes sociais. Boa semana.

Daniela Silva

9 comentários:

  1. Hello, thanks for the information. Have a nice week! xx

    ResponderEliminar
  2. Eu não costumo celebrar, talvez por não viver assim perto de nenhuma das cidades onde a celebração se vive à séria. Mas acho uma celebração maravilhosa e cheia de vida!

    ResponderEliminar
  3. Uma festa em grande:))

    Hoje:- Quando a minha alma naufragar...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
  4. Já me cansei de festas. Sobretudo quando são mesmo encostado à porta!
    Vou parar por um curtinho período de tempo.Voltarei assim que me seja permitido

    Beijos. Boa noite

    ResponderEliminar
  5. Já estou em modo S. João :D
    Quero ver se consigo ir no dia 29 ver Richie Campbell

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante conhecer essas festas culturais.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Chamo-me João Pedro.
    Porque nasci entre o São João e o São Pedro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. amazing post honey!
    kisses from Poland :*

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger